30 novembro 2006

Brinquedos


Dezembro está à porta... o Natal aproxima-se.
Acresce a nossa responsabilidade pelas crianças que irão construir o futuro!

29 novembro 2006

Quiero


Quiero que me oigas, sin juzgarme.
Quiero que opines, sin aconsejarme.
Quiero que confíes en mi, sin exigirme.
Quiero que me ayudes, sin intentar decidir por mi
Quiero que me cuides, sin anularme.
Quiero que me mires, sin proyectar tus cosas en mi.
Quiero que me abraces, sin asfixiarme.
Quiero que me animes, sin empujarme
Quiero que me sostengas, sin hacerte cargo de mi.
Quiero que me protejas, sin mentiras.
Quiero que te acerques, sin invadirme.
Quiero que conozcas las cosas mías que más te disgusten,
que las aceptes y no pretendas cambiarlas.
Quiero que sepas, que hoy,
hoy podés contar conmigo.
Sin condiciones.

Jorge Bucay

28 novembro 2006

Dimensão especial


« Paul Lambert estava sentado quando apareceu uma menina coberta de farrapos, descalça mas com uma flor no fundo da trança. Trazia um prato de alumínio cheio de arroz e de legumes. Pousou-o à frente dele, juntou as mãos à altura da testa, num gesto de saudação indiana, inclinou a cabeça, sorriu e desapareceu a correr. "Dei graças a Deus por aquela aparição e por aquela refeição que me foi oferecida por irmão desconhecidos. No fundo daquele quarto escuro, parecia-me que tudo assumia uma dimensão especial. Depois comi, à maneira deles, com os dedos. O contacto dos dedos com os alimentos fez-me aperceber que a comida não é nem uma coisa morta, nem uma coisa neutra, mas um dom da vida"».

In La Città della Gioia - Dominique Lapierre

27 novembro 2006

Pequenas felicidades certas

Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco.Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto.
Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde, e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.
Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas. Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega. Às vezes, um galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar,cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz.
Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.

Cecília Meireles

Dedicado ao querido A., que também contribui para eu "aprender a olhar" e me falou das "pequenas felcidades certas".

25 novembro 2006

Meu dia


Dia de introspecção e confronto...
Dia de abrir o que está fechado cá dentro.
Dia de auto-conhecimento.

24 novembro 2006

Eneagrama


O curso começa já hoje... estou curiosa! :)

O Eneagrama (do grego Ennea = nove e grammos = figura ou desenho) é um antigo sistema de sabedoria, criado há cerca de 2500 anos (autores situam sua origem entre 3.500 e 2.000 anos atrás), provavelmente no Egito. Seu conhecimento foi mantido sigiloso durante muitos séculos.

Este sistema descreve a queda e a ascenção possível da consciência humana, segundo nove padrões. Mais especificamente, descreve como, segundo nove padrões, a perda de Virtudes humanas gera paixões ou vícios emocionais; como a perda de Idéias Superiores cria fixações mentais; e como a perda do Instinto Puro leva à construção de estratégias instintivas de sobrevivência em três âmbitos: auto-preservação, social e sexual (chamados de subtipos ou variantes instintivas, conforme o autor). De acordo com o eneagrama, todos nós temos um pouco de cada uma delas, de acordo com a situação. Entretanto, cada um de nós escolheu e desenvolveu uma delas como espada . Cada pessoa, assim, pode possuir traços dos nove pontos do Eneagrama, mas possui apenas um Tipo, que não muda. Existe, entretanto, evolução dentro de cada Tipo, em seus diferentes níveis de desenvolvimento e consciência.

As nove paixões descritas pelo Eneagrama são:
E1 = Ira
E2 = Orgulho
E3 = Engano
E4 = Inveja
E5 = Avareza
E6 = Medo
E7 = Gula
E8 = Luxúria
E9 = Preguiça

No Eneagrama, estas nove paixões referem-se a conceitos que pouco têm a ver com o significado popular e limitado destas palavras - há que se compreender corretamente os significados originais das palavras acima.

Muitas pessoas que conhecem o Eneagrama concluem que ele é um sistema altamente profundo e preciso na descrição de comportamentos humanos. Mais do que uma tipologia, o Eneagrama é um mapa que mostra caminhos possíveis da evolução de nossa consciência, ou seja, da superação da paixão e da fixação de nosso tipo no Eneagrama.

Com o tempo, o Eneagrama vem se tornando mais conhecido por muitas pessoas e aplicado com sucesso por pessoas, grupos e importantes organizações. Quando bem aplicado, este sistema promove aceitação própria e aceitação mútua e orienta pessoas em seus caminhos de desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual.

Existem inúmeros testes de Eneagrama formulados por diferentes autores, os quais traçam uma hipótese inicial do tipo. A maior parte das "escolas" de Eneagrama entendem que a identificação do tipo deve ser feita pela própria pessoa, a partir de exercícios de auto-observação.

23 novembro 2006

Humor


Um pouco de humor neste dia cinzento e cheio de chuva...

Postcrossing


O objectivo deste projecto é permitir às pessoas de receber postais de todo o mundo, gratuitamente. Bem... mais ou menos. A questão é... se tu envias um postal, recebes pelo menos um, de um postcrosser aleatório algures no mundo.
Porquê? Porque tal como o autor do projecto, há muitas pessoas no mundo que gostam de receber coisas por correio. Se adicionarmos a isto a surpresa de receber postais de diferentes sítios no mundo que provavelmente nunca ouviste falar, pode tornar a tua caixa de correio numa "caixinha de surpresas".

O autor é ....Tuga! :) Paulo Magalhães neste momento a viver em Boulder, CO - USA

Como já tenho pouco para fazer...agora vou começar a escrever postais! ;) A primeira pessoa que me calhou foi uma rapariga da finlandesa de... Kuopio ;)

Tudo serve para alargar os conhecimentos! ;)

E diga-se de passagem que já lá vai o tempo em que ansiosamente abria a caixa de correio à espera de cartinhas! Neste momento até fujo delas.. é só contas para pagar!!!

20 novembro 2006

Mare Mare


Mare, mare, mare
ma che voglia di arrivare lì da te, da te
sto accelerando e adesso ormai ti prendo
mare, mare, mare
ma sai che ognuno c'ha il suo mare dentro al cuore sì
e che ogni tanto gli fa sentire l'onda
mare, mare, mare
ma sai che ognuno c'ha i suoi sogni da inseguire sì
per stare a galla e non affondare no, no

Luca Carboni in Mare Mare

18 novembro 2006

A Perfeição


O que me tranqüiliza
é que tudo o que existe,
existe com uma precisão absoluta.

O que for do tamanho de uma cabeça de alfinete
não transborda nem uma fração de milímetro
além do tamanho de uma cabeça de alfinete.

Tudo o que existe é de uma grande exatidão.
Pena é que a maior parte do que existe
com essa exatidão
nos é tecnicamente invisível.

O bom é que a verdade chega a nós
como um sentido secreto das coisas.

Nós terminamos adivinhando, confusos,
a perfeição.

Clarice Lispector

17 novembro 2006

De regresso ao ginásio


Ou seja...cheia de boas intenções! :)

Body Balance

O que é? - O Body Balance é um programa dinâmico de alongamentos baseado em técnicas de yoga, tai-chi e pilates que o deixa relaxado e revigorado. Combina os princípios e práticas fundamentais do yoga e pilates tais como a respiração controlada, concentração, flexibilidade e força de modo a criar uma sessão holística que confere um estado de equilíbrio e harmonia ao seu corpo, mente e alma.

Benefícios - O Body Balance revitaliza e tonifica, libertando os músculos contraídos e tensos e deixando-o num estado de calma energizada. Você exprimentará um nível mais profundo de relaxamento e começará a desfrutar dos benefícios de uma mente clara e organizada.

16 novembro 2006

Depois da viagem, o livro

A Cidade da Alegria
Desiludido e amargurado devido ao seu perfil profissional, um jovem médico dos Estados Unidos deixa o seu país e vai para a Índia à procura de alguma coisa que lhe restitua o sentido de existência, fazendo uma longa viagem da América rica aos bairros de lata de Calcutá. A realidade que o espera é perturbadora, um verdadeiro inferno de miséria e degradação, no qual homens, mulheres e crianças procuram sobreviver no meio de ratos e baratas, numa absoluta falta de meios.
Mas é mesmo aqui, nas alucinantes colónias de leprosos da "Cidade da Alegria", no meio de inundações, fome e doenças, que o protagonista conseguirá reencontrar a força de reencontrar-se. Um romance perturbador e uma extraordinária história de coragem!
Best Sellers di Oscar Mondadori

15 novembro 2006

If you...


"If you don't go after what you want, you'll never have it. If you don't ask, the answer is always no. If you don't step forward, you're always in the same place."

Nora Roberts

14 novembro 2006

O Sorriso


Creio que foi o sorriso,
0 sorriso foi quem abriu a porta.
Era um sorriso com
muita luz
lá dentro, apetecia
entrar nele, tirar a roupa,
ficar
nu dentro daquele
sorriso.
Correr, navegar, morrer
naquele sorriso.

Eugénio de Andrade

13 novembro 2006

Dá que pensar!


Se a população da Terra fosse reduzida à dimensão de uma pequena quantidade de 100 pessoas, poderia observar-se a seguinte distribuição:
57 Asiáticos
21 Europeus
14 Americanos (norte e sul)
8 Africanos

52 mulheres
48 homens

70 pessoas de côr
30 caucasianos

89 heterossexuais
11 homossexuais

6 pessoas seriam donas de 59% de toda a riqueza e todos eles seriam dos EUA
80 pessoas viveriam em más condições
70 não teriam recebido qualquer instrução escolar
50 passariam fome
1 morreria
2 nasceriam
1 teria um computador
1 (apenas um) teria instrução escolar superior

Quando olhas para o mundo nesta perspectiva, consegues perceber a real necessidade de solidariedade, compreensão e educação?

Pensa também no seguinte: Esta manhã, se acordaste de saúde, então és mais feliz do que 1 milhão de pessoas que não vão sobreviver até ao final da próxima semana.
Se nunca sofreste os efeitos da guerra , a solidão de uma cela, a agonia da tortura, ou fome, então és mais feliz do que outras 500 milhões de pessoas do mundo.
Se podes entrar numa igreja (ou mesquita) sem medo de ser preso ou morto, és mais feliz do que outras 3 milhões de pessoas do mundo.
Se tens comida no frigorífico, tens sapatos e roupa, tens uma cama e tecto, és mais rico do que 75% das outras pessoas do mundo.
Se tens uma conta bancária, dinheiro na carteira e algumas moedas num mealheiro, pertences ao pequeno grupo de 8% de pessoas do mundo que estão bem na vida.

Se estás a ler esta mensagem, és triplamente abençoado, pois:
1. Alguém acabou de lembrar-se de ti.
2 . Não fazes parte do grupo de 200 milhões de pessoas que não sabeler.
3 . e... tens um computador!

Talvez já tenham recebido por email... eu já recebi mais do que uma vez! E dá sempre que pensar...

11 novembro 2006

Se as Portas Cerrarem (Im nin’alu)


Se as portas dos generosos se cerrarem
As portas das Alturas nunca se trancam.
O Criador reina supremo sobre querubins
No seu espírito, todos serão elevados.

Shalom Shabazi (1619-1689), poeta, judeu yemanita.

http://ruadajudiaria.com/

09 novembro 2006

Dança produz electricidade


Roterdão cria discoteca ecológica

Produzir energia através da dança e puxar o autoclismo com água da chuva são algumas das inovações neste clube amigo do ambiente. «Vai curtir para a discoteca e ainda assim sê responsável» é o lema da nova Discoteca Sustentável, que inaugurou em Roterdão em finais de Outubro.

A festa de inauguração da Discoteca Sustentável foi um sucesso. O primeiro clube nocturno amigo do ambiente, que alia o estilo de vida contemporâneo à mais recente tecnologia, abriu o mês passado na cidade holandesa de Roterdão.
O conceito prevê uma discoteca auto-sustentável, onde a energia da dança produz energia suficiente para a iluminação e o som e se puxa o autoclismo com água da chuva. As paredes mudam de cor consoante a temperatura da pista de dança e, na zona chill out no telhado pode apreciar-se uma cerveja biológica, directamente saída do reservatório de água.

Ir à discoteca é uma actividade comum, mas pouco amiga do ambiente - desperdiçam-se garrafas, gastam-se quantidades exorbitantes de energia na iluminação e refrigeração, litros e litros de água usados em autoclismos. Agora, todos os 'clubbers' hiperactivos podem transformar a sua energia em electricidade.
Por isso, a Discoteca Sustentável parece ser a solução de uma juventude consciente e responsável, mas divertida . As atracções deste clube não passam apenas pela sua preocupação com o ambiente.

A música é seleccionada entre os melhores DJ's do soul, funk, electro, break beat e outras sonoridades actuais, disponibiliza um bar com culinária sofisticada, toda confeccionada com alimentos biológicos e ainda vão decorrer, de tempos a tempos, desfiles de moda. Tudo ecológico, para uma nova geração.

http://sol.sapo.pt

08 novembro 2006

Bharatanatyam

Poster de uma actuação tradicional

Bharatanatyam ( Sânscritot: भारतनाट्यम , Tamil:பரதநாட்டியம் ) é uma forma de dança clássica originária de Tamil Nadu, um estado no Sul da Índia. Deve o seu actual nome a Krishna Iyer e posteriormente a Rukmini Devi Arundale.

"A palavra Bharata, interpretada como forma de dança criada pelo sábio Bharata, tem em si mesma a essência e a unicidade associadas ao Bharatanatyam: Bha significa Bhava ou abhinaya ou expressão, Ra significa raga ou melodia e Ta significa Tala ou ritmo".
Bharata refere-se ao autor de Natya Shastra, e natya é o nome em sânscrito para a arte da dança-teatro sagrados.

Francesco Alberoni


Esteve em Lisboa por ocasião do lançamento do seu novo livro "Sexo e Amor". O evento decorreu na Embaixada de Itália e contou com leitura encenada de excertos do livro.

Em "Sexo e amor", Francesco Alberoni revela os mecanismos primordiais da relação entre o homem e a mulher, mostrando as nossas mais secretas motivações e os nossos desejos mais contraditórios, assim como os factos que preferimos ignorar e os pensamentos que desejávamos não ter.

"Despedacei-me em mil espelhos para reflectir os rostos do erotismo dos nossos tempos. Dei a minha mente e o meu coração para compreender e transmitir aquilo que os homens e as mulheres de hoje sentem, desejam, querem e repudiam."
Francesco Alberoni

O que diz a Imprensa:

Da sedução à pornografia, do amor ao erotismo, Alberoni interroga as mil facetas do prazer sexual.
Corriere della Sera

Baseando-se em testemunhos de pessoas reais, Francesco Alberoni explica ao leitor a dinâmica das relações amorosas, num estilo narrativo original em que as experiências ganham um significado preciso, incluindo no âmbito da linguagem científica.
Il Giornale

Com a sua chave mágica do «enamoramento e amor», Alberoni mostra-nos que, na realidade, ambos os termos são dialécticos, tornando-se possível fazer uma síntese de ambos. Esta traz equilíbrio e satisfação, favorecendo a continuidade entre gerações e a educação dos jovens no momento em que devem cumprir os seus deveres, incluindo os sociais.
Libero

07 novembro 2006

Dança

Dance at Bougival - Renoir

"E que seja perdido o único dia em que não se dançou"!
F. Nietzsche

06 novembro 2006

Para sempre! :)

Foi há um mês... as boas recordações permanecerão para sempre! :)

"Unity among Christians is never automatic. We must always begin again to live in mutual forgiveness. When we turn together to Christ, when we consent to come together for a common prayer in his presence, he already unites us. Humbly, in prayer, we constantly learn that we belong to one another".
Irmão Alois - Comunidade de Taizé

04 novembro 2006

Vai Saber?


Não vá pensando que determinou
Sobre o que só o amor pode saber

Só porque disse que não me quer
Não quer dizer que não vá querer

Pois tudo o que se sabe do amor
É que ele gosta muito de mudar
E pode aparecer onde ninguém ousaria supor

Só porque disse que de mim não pode gostar
Não quer dizer que não tenha do que duvidar
Pensando bem, pode mesmo
Chegar a se arrepender
E pode ser então que seja tarde demais
Vai saber?

Não vá pensando que determinou
Sobre o que só o amor pode saber

Só porque disse que não me quer
Não quer dizer que não vá querer

Pois tudo o que se sabe do amor
É que ele gosta muito de se dar
E pode aparecer onde ninguém ousaria se pôr

Só porque disse que de mim não pode gostar
Não quer dizer que não tenha do que considerar
Pensando bem, pode mesmo
Chegar a se arrepender
E pode ser então que seja tarde demais

Vai saber?
Vai saber?
Vai saber?

Música - Marisa Monte Letra - Adriana Calcanhotto

Vale a pena ouvir! :) Música para a alma....

03 novembro 2006

Fórum Humanista Europeu


Contexto

A situação mundial que vivemos é paradoxal:

Por um lado, as tentativas de liderar o mundo valendo-se do poder militar e económico juntamente com o terrorismo fanático usado por Estados e facções aumentam o fosso entre civilizações e culturas. A espoliação das fontes de energia, a violência económica de um sistema neo-liberal que fracassou e produz uma desigualdade crescente, e as migrações desesperadas de milhões de pessoas para os países do Norte são parte do mesmo problema. O conflito é ainda mais perigoso porque se dá entre grupos humanos que muitas vezes convivem no mesmo solo e se necessitam mutuamente. É claro que aqueles que têm poder económico e político investem nos meios de comunicação para se justificarem ou desviarem a atenção do problema de fundo: o fracasso do sistema.

Por outro lado, a voz de milhões de pessoas de todas as latitudes que reclamam um mundo de possibilidades para todos está a crescer velozmente. A rejeição da guerra e do terrorismo, o desprezo pelos mandatários que se reúnem já quase na clandestinidade, o aparecimento de alternativas de governo (como na América Latina) não previstas no guião dos poderosos são sinais pontuais e significativos. Mas, para além dos holofotes dos meios de comunicação social, está o trabalho humilde de inúmeros voluntários, em diferentes organizações sociais de todo o tipo, capazes de se ocupar das necessidades de outros e reconstruir o tecido social, capazes de actuar com permanência e autonomia.

Nesta ampla base social, multiplicam-se hoje os encontros e a convergência porque experimentamos a necessidade de unir forças e de inspirarmo-nos mutuamente.

Fórum Humanista de Lisboa
O seu objectivo é criar âmbitos de confluência, intercâmbio, discussão e projecção. Daí a convocatória para o Fórum Humanista Europeu.
Mais uma tentativa para que o encontro da diversidade e a intuição do futuro aclarem o caminho e se convertam em projectos… e em pressão sobre os que hoje decidem sobre os destinos de todos.

Convocatória
Dirigida a organizações e pessoas conscientes da necessidade de mudar profundamente o mundo, e da necessidade de novas vias para fazê-lo. Queremos deixar para trás a barbárie neo-liberal e a violência para construir um mundo diverso em que o progresso seja para todos.

http://www.movimentohumanista.com/forum2006/

Imagem mental


"A paz sonhadora do dia penetrou no coração de Ming-Y e o rapaz sentou-se entre flores, debaixo de ramos que abanavam suavemente sob o céu cor de violeta, a aspirar o perfume e a saborear o silêncio profundo e doce." [p. 48]

Pearl S. Buck

Bonita "imagem" :) em "Histórias Maravilhosas do Oriente"


Da Rússia à Índia, da Turquia ao Japão, uma antologia de contos tradicionais das diversas culturas e nações do Oriente, revisitados pelo talento e pela sensibilidade de Pearl Buck. Um mundo fabuloso de encanto e fantasia reflecte-se em todas estas histórias maravilhosas que a autora recriou com o talento inimitável que lhe valeu o Prémio Nobel de Literatura.

in www.fnac.pt

01 novembro 2006

Todos os Santos


Porque não lembrar neste dia todos os Santos e Santas Seculares? São lembrados pelas suas virtudes e pela sua moral mas não são reconhecidos como santos canónicos pela igreja.

Ou simplesmente lembrar aqueles que são "Fragmentos da face de Deus"...
  • Gandhi
  • Martin Luther King
  • Charles de Foucault
  • Dietrich Bonhöffer
  • Simone Weil
  • Edith Stein
  • Oscar Romero
  • Rumi
  • ... e muitos mais

Sugiro este livro muito interessante, com ícones lindissimos! :)

Passion Life Fragments Face God/

Atlanta

Atlanta, GA - USA - 2002
4 anos depois do meu regresso...

Canção da América


Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção
Que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver seu amigo partir
Mas quem ficou
No pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou
No pensamento ficou
Com a lembrança que o outro trancou.

Amigo é coisa pra se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a
Distância digam não
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração.

Pois seja o que vier
Venha o que vier
Qualquer dia amigo eu volto
Pra te encontrar
Qualquer dia amigo
A gente vai se encontrar

Milton Nascimento

Dedicated to the special people that made me experience Atlanta in a wonderfull and unforgettable way :)