31 janeiro 2007

Prémio da Paz


Numa aldeia do Curdistão iraquiano, na fronteira entre o Irão e a Turquia, os habitantes procuram desesperadamente uma antena parabólica para se manterem actualizados em relação à iminente invasão americana do Iraque... Um rapaz mutilado chega à aldeia com a irmã mais nova e o seu filho e pressente a guerra cada vez mais perto. "As Tartarugas Também Voam", escrito e realizado por Bahman Ghobadi ("Um Tempo para Cavalos Bêbedos"), ganhou o Prémio da Paz no Festival de Berlim, o Prémio do Público no Festival de Roterdão e o Golfinho de Ouro no Festróia.

“Quero dedicar este filme a todas as crianças inocentes do mundo - as vítimas da política de ditadores e fascistas.” Bahman Ghobadi, realizador.

Mais informações em:
http://cinecartaz.publico.clix.pt/filme.asp?id=163058

30 janeiro 2007

Paz e Gandhi

Homenagem a Gandhi, no 59º aniversário da sua morte. Tinha 78 anos.
A 30 de Janeiro Mohandas Gandhi é assassinado por um extremista hindu em Nova Delhi. Considerado um dos maiores filósofos e políticos do nosso século, defensor da causa dos direitos humanos na África do Sul e obreiro da independência da Índia face ao colonialismo inglês, Gandhi baseou toda a sua acção social e política no princípio de Ahimsa: "A não-violência (Ahimsa) não consiste em abster-se de toda a espécie de combates reais perante a maldade. Pelo contrário, vejo na não-violência uma forma de luta mais enérgica e mais autêntica que a mera lei de Talião...".

28 janeiro 2007

Dia Mundial Luta Contra Lepra


Os Leprosos também são homens

São homens leprosos. A necessidade de o afirmar decorre da triste realidade do abandono e segregação que sofrem aqueles que têm a infelicidade de contrair a doença da lepra. São homens que vivem em extrema pobreza, devorados pela fome e em condições insalubres. Atingidos por uma doença que, ironicamente, só ataca os seres humanos, arrastam e suportam o peso de uma tradição milenária que os rotula de amaldiçoados, cúmplices e merecedores de castigo, pelo que são repelidos da convivência social. Os leprosos são doentes como quaisquer outros. Têm uma doença curável; são dignos do mesmo respeito, titulares dos mesmos direitos e sujeitos às mesmas leis que os outros homens. O estigma social que os fere é um golpe fratricida que empobrece a história do homem sobre a terra. É preciso reconhecer que os homens que levam uma vida confortável não têm tido a coragem de praticar o gesto humano mais primário que é o de acolher e tratar os seus semelhantes que contraíram a doença. É preciso reconhecer que o homem são que rejeita o (homem) leproso, enferma de uma lepra mais mortífera e desumanizante - o egoísmo. Quem poderá deixar de sentir que tem direito ao acolhimento e tratamento porque contraiu uma doença contagiosa? Há milhões de homens entregues a si próprios, escondidos nos seus tugúrios, sozinhos com a sua dor, noite e dia, porque, um dia, na sua extrema miséria, foram vítimas da lepra. A lepra é uma doença de pessoas pobres: crianças, jovens, adultos. A cura dos leprosos não consiste só em dominar o bacilo, em medicamentar os doentes. É, em primeiro lugar, um trabalho do coração, do amor, força que destrói preconceitos, que faz apertar a mão ao leproso, abraçá-lo e dizer que todos somos irmãos, como testemunhou Raoul Follereau com a própria vida. Como dizia este grande humanista do séc. XX, "o homem leproso tem duas doenças: a lepra e o ser leproso. O seu sofrimento físico e moral faz dele o ser mais infeliz da humanidade". E continua Follereau: "Por ter visto com os meus olhos a imensa penúria dos leprosos no mundo, gritei: Iremos nós deixar morrer, apodrecer, 15 milhões de seres humanos que são nossos irmãos, agora que temos a possibilidade de os curar?... Só é impossível que nós, gente terrivelmente feliz, continuemos a comer, a dormir e a rir, enquanto à nossa volta o mundo chora, sangra e desespera". Sentimos no mais fundo do nosso ser que o Mundo só se libertará de todas as lepras e será feliz, quando o amor, a grande arma que derruba barreiras e une os homens fraternalmente, tomar conta dos nossos corações.
Rosa Celeste Ferreira Presidente da APARF


http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia.asp?noticiaid=41631

Associação Portuguesa de Amigos de Raoul Follereau

http://www.aparf.pt/



27 janeiro 2007

Dia da Memória das Vítimas do Holocausto

Em Novembro de 2005, a ONU proclamou 27 de Janeiro Dia Internacional de comemoração em Memória das Vítimas do holocausto em honra dos cerca de seis milhões de judeus e outros assassinados pelo regime nazi durante a Segunda Guerra Mundial. Esta decisão sem precedentes visa evitar que as novas gerações esqueçam o Holocausto.
A 27 de Janeiro de 1945 foi libertado o mais tristemente célebre campo de exterminação nazi, o de Auschwitz-Birkenau, na Polónia.
Em Lisboa o Holocausto foi relembradom com uma cerimónia na Sinagoga.
À pergunta sobre a existência de anti-semitismo em Portugal, J. Karp, presidente da Comunidade Judaica responde:
"- Não. Somos o único país da Europa onde isso é assim. Na II Grande Guerra, Portugal abriu a porta a 100 mil refugiados. E, claro, houve o acto heróico de Aristides de Sousa Mendes. "



26 janeiro 2007

Dia da República - Índia

Foto: Gurinder Osan/AP

A força de Ravana
Uma representação tradicional do deus-demónio Ravana passa entre a multidão durante as comemorações do Dia da República, em Nova Deli, na Índia.

in www.publico.pt

Mais sobre o Dia da República
http://festivals.tajonline.com/republic-day.php

Discurso do Presidente A.P.J. Abdul Kalam
http://presidentofindia.nic.in/scripts/republicdetail.jsp?id=5
Em Inglês e Hindi :)

25 janeiro 2007

Poesia dedicata


MAMM'EMILIA

In te sono stato albume, uovo, pesce,
le ere sconfinate della terra
ho attraversato nella tua placenta,
fuori di te sono contato a giorni.

In te sono passato da cellula a scheletro
un milione di volte mi sono ingrandito,
fuori di te l'accrescimento è stato immensamente meno.

Sono sgusciato dalla tua pienezza
Senza lasciarti vuota perché il vuoto
l'ho portato con me.

Sono venuto nudo, mi hai coperto
così ho imparato nudità e pudore
il latte e la sua assenza.

Mi hai messo in bocca tutte le parole
a cucchiaini, tranne una: mamma.
Quella l'inventa il figlio sbattendo le due labbra
quella l'insegna il figlio.

Da te ho preso le voci del mio luogo,
le canzoni, le ingiurie, gli scongiuri,
da te ho ascoltato il primo libro
dietro la febbre della scarlattina.

Ti ho dato aiuto a vomitare, a friggere le pizze,
a scrivere una lettera, ad accendere un fuoco,
a finire le parole crociate, ti ho versato il vino
e ho macchiato la tavola,
non ti ho messo un nipote sulle gambe
non ti ho fatto bussare a una prigione
non ancora,
da te ho imparato il lutto e l'ora di finirlo,
a tuo padre somiglio, a tuo fratello,
non sono stato figlio.
Da te ho preso gli occhi chiari
non il loro peso
a te ho nascosto tutto.

Ho promesso di bruciare il tuo corpo
di non darlo alla terra. Ti darò al fuoco
fratello del vulcano che ci orientava il sonno.

Ti spargerò nell'aria dopo l'acquazzone
All'ora dell'arcobaleno
Che ti faceva spalancare gli occhi.

Erri De Luca

Poesia dedicata a sua madre :
"Alle madri, perchè essere in due comincia da loro"
da "Il contrario di uno", Feltrinelli 2003.

23 janeiro 2007

Mnham! :)

Bagels

The bagel (or sometimes beigel; Yiddish בײגל beygl) is a bread product traditionally made of yeasted wheat dough in the form of a roughly hand-sized ring which is boiled in water and then baked. The result is a dense, chewy, doughy interior with a browned and sometimes crisp exterior.
The dough may also be flavored to produce many traditional varieties: salt, onion, garlic, egg, pumpernickel, rye. There are also many nontraditional modern varieties: tomato dill, cajun, bran, sourdough, whole wheat, multigrain, cinnamon-raisin, chocolate chip, cheese, caraway, blueberry, and muesli among others. Bagels may be topped with seeds such as poppy or sesame, which are baked onto the outer crust.


http://en.wikipedia.org/wiki/Bagel

22 janeiro 2007

Abbé Pierre

Abbé Pierre faleceu aos 94 anos
Figura singular da Igreja, o fundador da Comunidade Emaús foi um verdadeiro «apóstolo dos pobres»

O Abbé Pierre, fundador da Comunidade Emaús, faleceu esta segunda-feira no hospital parisiense de Val-de-Grâce, onde se encontrava desde o passado dia 14. Heni Grouès, o “Abbé Pierre”, era o quinto filho de uma família de cinco rapazes. Nasceu no dia 5 de Agosto de 1912 em Lyon. Quando tinha 15 anos, no decurso de um congresso de jovens cristãos em Assis, sentiu “a emoção indescritível” da revelação.
Em 1938 entrou no convento dos Capuchinhos, onde passou a chamar-se "Padre Filipe".
Trabalhou na catedral de Grenoble e na Alsácia, antes de se empenhar na Resistência durante a II Guerra Mundial – período em que ajudou muitas pessoas a fugir para a Suíça, sendo conhecido, na resistência, como "Abbé Pierre".
Em Novembro de 1949 fundou a associação Emaús, uma comunidade que se consagra à construção de casas provisórias para sem-abrigo, financiada pela revenda de objectos de recuperação.
O Movimento de Emaús abarca hoje 84 comunidades em que vivem e trabalham mais de quatro mil pessoas, em trinta países dos cinco continentes.
Comendador da Legião de Honra, o Abbé Pierre foi uma personalidade que muitos franceses apreciavam pelo seu compromisso com os mais pobres.
“Não coloquem sobre o meu túmulo flores ou coroas, mas tragam-me listas de milhares de famílias, de crianças pequeninas às quais tenham dado as chaves de uma verdadeira casa”, era um dos seus desejos.
O Cardeal Godfried Danneels, Arcebispo de Bruxelas, escreveu numa mensagem a respeito da morte do Abbé Pierre que estamos na presença de um “gigante da misericórdia”.
“Para lá das particularidades religiosas ou filosóficas, ele lembrava a cada um de nós o nosso dever de humanidade”, aponta.
Para a história fica o apelo do Abbé Pierre, no Inverno de 1954, a uma “insurreição da bondade”. Ao longo da sua vida, foi uma voz dos que não tinham voz e nunca cansou de criticar as condições precárias de habitação de milhões de pessoas e a “praga da indiferença”.
As cerimónias fúnebres decorrerão na Catedral de Notre Dame. Raymond Etienne, presidente da Fundação Abbé Pierre desde 1993, pede que as pessoas não levem flores, seguindo o desejo do religioso, mas “utilizem o dinheiro para defender a causa dos mais desfavorecidos”.

http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia.asp?noticiaid=41769

Comunidade Emaús
Quinta das Lages - Caneças
1675 Caneças
Tel. - 219800038

20 janeiro 2007

Fórum Social Mundial

Vários milhares de militantes anti-globalização reuniram-se hoje em Nairobi para o lançamento do 7º Fórum Social Mundial (FSM), que é realizado pela primeira vez em África.
Numa atmosfera festiva, cerca de cinco mil pessoas desfilaram de Kibera, um dos maiores bairros pobres de África, até ao centro da capital queniana, o parque Uhuru, a oito quilómetros de distância.
A cerimónia oficial de abertura foi pontuada de discursos e concertos e teve lugar ao início de tarde neste parque, onde os manifestantes, provenientes principalmente da África, da América Latina e da Europa, dançavam ao sol.
"É uma ocasião extremamente importante. Nós combatemos a pobreza, a ignorância, a corrupção, a exploração", declarou à multidão o primeiro Presidente da Zâmbia independente, Kenneth Kaunda, que participou na marcha de protesto.
O grande encontro anti-globalização, que decorrerá até quinta-feira e onde são esperadas cerca de cem mil pessoas, pretende ser o contrapeso ao Fórum Económico Mundial a realizar na próxima semana na estância suíça de Davos.
À frente da marcha, em Nairobi, um cartaz anunciava que é "possível construir um mundo diferente".
A iniciativa do FSM pela primeira vez em África marca a vontade de uma aproximação a este continente, particularmente atingido pelas consequências da globalização mas frequentemente ausente, por falta de meios.
"A África é o grande exemplo da exploração dos seres humanos e dos recursos", considerou Patricia Murray, representante da organização ecologista Loreto, com sede na Irlanda.
Os problemas recorrentes sobre o continente africano estarão no centro das atenções do 7º FSM, que se debruçará nomeadamente sobre a luta contra a sida, o peso da dívida, a soberania alimentar e a necessidade de acordos de comércio.
Entre as personalidades esperadas no evento figuram a queniana Wangari Maathai, prémio Nobel da Paz 2004, Winnie Madikizela Mandela, ex-mulher do antigo Presidente sul-americano Nelson Mandela, e o sindicalista francês José Bové.

in www.publico.pt

http://www.forumsocialmundial.org.br/

19 janeiro 2007

Infância...

Recordações de infância...
Pão com manteiga e Bovril... (e perguntam vocês... o que é isso?)
Mano... tu sabes! ;) Mnham...

17 janeiro 2007

Flores nos canteiros


Pobres das flores...

Pobres das flores nos canteiros dos jardins regulares.
Parecem ter medo da polícia...
Mas tão boas que florescem do mesmo modo
E têm o mesmo sorriso antigo
Que tiveram para o primeiro olhar do primeiro homem
Que as viu aparecidas e lhes tocou levemente
Para ver se elas falavam...

Alberto Caeiro, O Guardador de Rebanhos

16 janeiro 2007

Língua Portuguesa

Logotipo CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa

Ciberdúvidas da língua Portuguesa celebra 10 anos em linha!

Com o apoio e a orientação de quantos fizeram do Português a sua própria bandeira, veio preencher a lacuna mais sentida por qualquer lusófono em qualquer parte do mundo. É possível encontrar na Internet, no máximo de dois dias úteis, respostas às mil e uma dúvidas de quem escreve, fala ou trabalha com o Português. Sejam questões de ortografia, sobre a pronúncia, a sintaxe ou à volta das novas palavras importadas do Inglês, por exemplo. Ciberdúvidas existe para isso mesmo: esclarecer, clarificar, facilitar – mas sem substituir, nunca, o que só a Gramática ensina e o Dicionário ou um qualquer prontuário podem auxiliar. Desenganem-se, porém, os que vêem neste serviço uma perspectiva imobilista da língua. Patrimó[ô]nio, hoje, de sete países, cada qual com a sua especificidade própria, o Português é o idioma oficial de mais de 200 milhões de pessoas. É esta mais-valia que lhe garante a abertura às influências e contributos mais variados, impeditivos à partida de quaisquer policiamentos ou tutelas serôdias. O que não significa a ausência de regras. A língua é como um rio: sem margens, desaparece. O risco começa no seu abastardamento.


Este post é dedicado a tod@s aqueles e aquelas que sofrem as consequências da minha veia de prof de português! :)

15 janeiro 2007

O vício do Fim-de-Semana


"WITHOUT A TRACE" é um drama sobre o Esquadrão de Pessoas Desaparecidas do FBI em Nova York. A única missão dessa força especial é encontrar as pessoas desaparecidas ao aplicar avançadas técnicas de análise psicológica para descobrir os segredos das vidas das vítimas e encontrar o paradeiro delas, na tentativa de descobrir se elas foram sequestradas, assassinadas, cometeram suicídio ou simplesmente fugiram.
Marianne Jean-Baptiste, Eric Close, Anthony LaPaglia,Poppy Montgomery e Enrique Murciano
A equipe reconstitui o "Dia do Desaparecimento", com detalhes sobre cada minuto das últimas 24 horas anteriores ao desaparecimento e investigam cada informação sobre a vida da vítima, seguindo uma regra simples: descobrir quem era a vítima para descobrir onde a vítima está.

14 janeiro 2007

Passeio de Domingo


Metade da Ciclovia Cascais - Guincho... a pé!
Ficou combinado que da próxima vamos andar nas "Bicas" as bicicletas que fornece a C.M. Cascais e vamos mesmo até ao Guincho... sim, porque isto de ir andar a pé 20 km... é mais complicado!
E quem souber de rotas alternativas em Sintra, Setúbal, Alentejo, Ericeira...etc que me avise! :)

13 janeiro 2007

Vigília Ecuméncia Jovem


20 de Janeiro, às 20:30, no CUPAV - Colégio de São Brito

(próximo da estaçãode Metro Lumiar - Saída Estrada da Torre)

Preparada por Metodistas, Lusitanos,Católicos e Presbiterianos.

Começa com um momento de partilha entre osparticipantes (em pequenos grupos) e continua depois na Igreja do Colégio S. João de Brito com a celebraçãopropriamente dita.

Apareçam! E ajudem por favor na divulgação !!!!

12 janeiro 2007

Projecto Prove

Projecto PROVE - Promover e Vender, uma iniciativa suportada pelo Programa EQUAL, que de uma forma cirúrgica está a criar ligações directas entre pequenos produtores agrícolas e o enorme e sedento grupo de consumidores, que cada vez mais procuram produtos genuinamente vindos da terra.
Para quem está mais perto (Setúbal, Palmela, Sesimbra) a opção de aderir aos Cabazes Semanais de Legumes e Frutas Frescas, por um preço super justo e com o contacto directo com os produtores.
Sem intermediários, sem confusões.

Visite e inscreva-se em http://www.prove.com.pt/

11 janeiro 2007

Workshop Abraçoterapia


Abraçar é um instinto, uma resposta natural a sentimentos de afeição, compaixão, carência e alegria. Abraçar é também uma ciência, um método simples de oferecer apoio, cura e crescimento, com resultados excelentes. Na sua forma mais elevada, abraçar é também uma arte. As técnicas do abraço são descritas aqui com uma divertida mistura de impulsividade e seriedade. Que sirvam de referência para você criar a sua própria experiência e prática como um terapeuta do abraço.

Acreditamos que muita coisa precisa ser feita para derrubar as barreiras culturais e emocionais que nos impedem de sentir os saudáveis benefícios do toque físico e do abraço.

Abrace sempre. Abrace muito

KEATING, Kathleen. A Terapia do Abraço.

Tradução: Paulo Rebouças. Círculo do Livro
ISBN 85-332-0530-9

Workshop ABRAÇOTERAPIA
20 Janeiro... mais informações em www.sorrir.com

10 janeiro 2007

Portugal e Índia...5 séculos depois


Nós e a Índia, de Calecut a Nova Deli

Calecut, 1502. Na sua segunda viagem à Índia, Vasco da Gama manda as suas naus bombardearem a cidade, durante dois dias e duas noites. Eram então os canhões portugueses a ditarem as regras do jogo naquela parte do mundo. Nova Deli, 2007. Ao aterrar, esta semana, no Aeroporto Internacional Indira Gandhi, a comitiva presidencial portuguesa, liderada por Cavaco Silva, já não terá canhões à sua disposição. Na competitiva hierarquia da diplomacia e da comunicação social indiana, a visita portuguesa irá, muito provavelmente, ficar abaixo da de um gestor de uma multinacional norte-americana, alemã ou japonesa.

É natural que algo tenha mudado desde Gama e Calecut. É agora uma Índia confiante e segura de si que emerge no sistema internacional. Desde 2004, mais de cinquenta chefes de Estado e líderes de Governo fizeram-lhe visita oficial, oferecendo atractivos acordos de cooperação política, económica, cultural e militar. Bangalore e Bollywood, Tata e Mittal, Agni e Bhagwati, Nooyi e Naipaul são alguns dos nomes que passaram a ser fundamentais no léxico dos que querem compreender e explorar as transformações vividas na Índia, neste chamado "século da Ásia".

Portugal parte com atraso. Enquanto que, em termos de trocas comerciais e investimentos na Índia, o nosso país tem vindo a ocupar os últimos lugares entre os 25 parceiros europeus, o ICEP prima pela ausência naquela que, daqui a menos de trinta anos, deverá ser a terceira maior economia do mundo. No plano político, nunca um primeiro-ministro português visitou a Índia e os ministros que o fizeram contam-se pelos dedos. Quanto à cultura, a falta de financiamento leva a que os postos para leitores do Instituto Camões se mantenham, muitas vezes, vagos, e isto perante milhares de jovens indianos que vêem a nossa língua como uma mais-valia profissional para explorarem os mercados lusófonos. O desinteresse com que temos olhado para um sexto da humanidade também se reflecte no facto de não haver um único correspondente profissional português em toda a Índia - só na capital os espanhóis da EFE têm sete.

É neste contexto sombrio que 2007 se apresenta como uma oportunidade. Ao fazer-se acompanhar por três ministros e dois secretários de Estado, Cavaco Silva dá um sinal claro de que esta visita pretende voltar a colocar a Índia no nosso horizonte estratégico. A sua ida a Bangalore (o chamado Silicon Valley indiano) para falar na abertura do prestigiado fórum económico "Leadership Summit", bem como a presença de dezenas de gestores e empresários lusos na delegação oficial, promete refrescar as desactualizadas imagens mútuas entre os dois países. Uma outra oportunidade para o reavivar do histórico eixo luso-indiano será a visita bilateral que José Sócrates irá fazer a Nova Deli, em Novembro, no contexto da presidência portuguesa da União Europeia e da respectiva cimeira com a Índia.

Para que as oportunidades de 2007 sejam devidamente exploradas é, no entanto, urgente assumirmos o custo da negligência a que temos votado a Índia e sabermos descontar as glórias da história que nos continuam a iludir. Este humilde processo de desilusão passa pelo reconhecimento de que Portugal é hoje recebido como um visitante de segunda categoria pela mesma Índia que, há cinco séculos, conquistou à canhonada.

Constantino Xavier
Investigador na Universidade Jawaharlal Nehru de Nova Deli

08 janeiro 2007

Não mata


Mas há a vida
que é para ser
intensamente vivida,
há o amor.
Que tem que ser vivido
até a última gota.
Sem nenhum medo.
Não mata.

Clarice Lispector

07 janeiro 2007

Faltam 6 meses!


A Comunidade Científica resolveu, no dia 7 / 7 / 2007, realizar em Lisboa uma Cerimónia onde serão divulgadas as novas 7 Maravilhas do Mundo.

As antigas Maravilhas do Mundo Antigo são:

1 - As Pirâmides de Gizé;
2 - Os Jardins Suspensos da Babilónia;
3 - A Grande Estátua de Zeus em Olimpia;
4 - O Templo de Artemis em Eféso;
5 - O Mausoleu de Halicarnassus;
6 - O Colosso de Rodes
7 - O Farol de Alexandria
Vejam as antigas MARAVILHAS DO MUNDO em: http://ce.eng.usf.edu/pharos/wonders/list.html

Agora vão ser votadas as Novas 7 Maravilhas do Mundo.
Votem nas 21 candidaturas finais para que se faça, de novo, História em http://www.new7wonders.com

Acrópole - Atenas, Grécia;
Alhambra - Granada, Espanha;
Angkor - Camboja;
Basílica de Santa Sofia - Istambul, Turquia;
Castelo de Neuschwanstein - Füssen, Alemanha;
Chichén Itzá - Yucatan, México;
Coliseu - Roma, Itália;
Cristo Redentor - Rio de Janeiro, Brasil;
Estátua da Liberdade - Nova York, Estados Unidos da América;
Estátuas da Ilha de Páscoa - Ilha de Páscoa, Chile;
Grande Muralha da China - China;
Kremlin - Moscou, Rússia;
Machu Picchu - Peru;
Ópera de Sydney - Austrália;
Petra - Jordânia;
Pirâmides de Gizé - Egito;
Stonehenge - Amesbury, Reino Unido;
Taj Mahal - Agra, Índia';
Templo Kiyomizu-dera - Kyoto, Japão;
Timbuktu - Mali;
Torre Eiffel - Paris, França.



06 janeiro 2007

Tradições


Dia de Reis e Dia da Befana (Bruxa)

Os Reis Magos estavam a caminho de Belém para homenagear o Menino Jesus. Num certo momento decidiram parar numa casinha e pedir orientações sobre o caminho a tomar. Bateram à porta e uma velhinha abriu. Os Reis perguntaram se sabia a direcção para a estrada que levava até Belém, pois o Salvador havia nascido. A velhota não sabia o caminho. Foi então que os Reis perguntaram se ela não gostaria de unir-se a eles, mas ela recusou dizendo que tinha muito trabalho a fazer em casa. Depois de os Reis partirem a velhota arrependeu-se e resolveu ir atrás deles. Mas apesar de procurar muito, não os encontrou. Desde então, no Dia de Reis, deixa algo na casa de todas as crianças na esperança de que uma delas seja o Menino Jesus. Deixa uma prendinha para as crianças boas e carvão (doce) para as crianças mal comportadas.

Feliz Dia de Reis

Esta é uma fotografia de um peça de artesanato que me ofereceram nesta quadra! É constituído por 3 faces: a Anunciação, o Presépio e os Reis! :)
É lindíssimo!

05 janeiro 2007

Religiões na Culturgest


As Religiões dos Filhos de Abraão

Que sabemos nós, crentes ou não, da religião dos outros? Porque há milhões de pessoas, sensíveis, inteligentes, boas, que regem as suas vidas pela fé num Deus único, e que através dessa fé acreditam que a sua vida e o mundo têm um sentido, uma coerência, que de outra forma não teriam? Que razões têm essas pessoas?
E não é verdade que, por desconhecermos a fé do outro, naquilo que ela tem de explicável, nos parece que a vida dele assenta em práticas e crenças injustificáveis no mundo actual? Como se a fé dos outros fosse qualquer coisa de primitivo, ou mesmo perigoso.
Desconhecer aquilo que é um elemento fundamental da vida das pessoas, é não as compreender, é permitir que se instale em nós o preconceito e a intolerância.
Em paralelo ao ciclo de música que chamámos “Os Filhos de Abraão”, pedimos a cinco crentes de cinco religiões monoteístas que se reconhecem na filiação do Patriarca, que viessem explicar a sua fé. Que viessem dizer, por palavras que todos entendam, em que acreditam, porque acreditam e como acreditam. Talvez, sabendo, nós possamos compreender melhor. Porque pelo menos uma certeza se impõe: desde os tempos mais longínquos e nas civilizações mais diversas, que o homem, que muitos homens, estabelecem uma relação com uma transcendência.

CONFERÊNCIAS · às Segundas · 29 de Janeiro · 5, 12 e 26 de Fevereiro · 5 de Março de 2007 18h30 · Sala 2 Entrada Gratuita
(Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis)

Programa completo em: http://www.culturgest.pt/actual/abraao.html

04 janeiro 2007

Viva...Fit :)

1 Resolução de ano novo já começou! :)
Treino rápido, em grupo, baratinho (menos peso na consciência quando faço gazeta), e segundo consta trabalham-se todos os músculos e tem resultados garantidos! A ver vamos... daqui a um tempinho volto a colocar um post...com boas notícias espero! :)
Quanto à questão de não haver homens no ginásio... well... também não vou lá para o engate, por isso... ;)

03 janeiro 2007

Intenções de Ano Novo


Possa eu ser em todos os tempos, hoje e sempre
O protector dos que não têm protecção
O guia dos que perderam o caminho
Um barco para os que têm de atravessar oceanos
Uma ponte para os que têm de atravessar rios
Um santuário para os que estão em perigo
Uma lâmpada para os que não têm luz
Um refúgio para os que não têm abrigo
E o servente de todos os que precisam.

S.S. Dalai Lama em "Ética para o Novo Milénio"