28 fevereiro 2007

Igualdade de Oportunidades para Todo(a)s


O Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todo(a)s

O Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades para Todos 2007 pretende, como objectivo geral, sensibilizar a população para os benefícios de uma sociedade mais justa e solidária, através da promoção da igualdade e da não discriminação.

É preciso que se ofereçam a todas as pessoas, independentemente do sexo, idade, origem racial ou étnica, religião ou crença, deficiência ou orientação sexual, as mesmas oportunidades.

Assegurar o desenvolvimento sustentável e a coesão social da União Europeia é um dos princípios fundamentais da Estratégia de Lisboa, que se alcançará através da promoção de uma economia forte, que estimule a criação de emprego e favoreça as políticas sociais e ambientais. Definiu-se a promoção da Igualdade de Género como um dos pilares dessa Estratégia, através da promoção, entre outros, de todos os aspectos da Igualdade de Oportunidades.

As acções que se vierem a desenvolver no âmbito do Plano Nacional de Acção do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, a par das políticas em curso de emprego, de habitação, de formação e qualificação, muito poderão contribuir para o reforço da coesão social nacional e para a promoção da cidadania, nomeadamente através da promoção de eventos, encontros e campanhas de sensibilização (educativas e de informação), direccionadas para a promoção do respeito pela diversidade.

A este conjunto de acções e actividades subjaz a intenção de contribuir para uma reestruturação social, através da promoção de valores de igualdade e cidadania, que permitam eliminar estereótipos e alterar as representações sociais de senso comum, bem como divulgar os Direitos Humanos. Este objectivo poderá contribuir para corrigir os desequilíbrios sociais e culturais existentes ao nível das especificidades regionais do país, através de uma pedagogia e cultura política protagonizada pelos agentes de desenvolvimento, nos sentido de valorizar e promover a diversidade e a solidariedade inter-geracional como factores de cidadania.

27 fevereiro 2007

Xarope



Não gosto nada de medicamentos... mas esta tosse não me larga!

Se eu soubesse os ingredientes deste xarope, talvez não tivesse feito tantas cerimónias para começar a tomar alguma coisa para acalmar o meu mal... :)

- Açucar

- Extrato aromático de rum

- Essência de canela de Ceilão

- Caramelo

- ...

26 fevereiro 2007

Erasmus

Piazza del Campo - Siena - Itália
O dia da partida foi exactamente há 8 anos! O tempo voa...
Quantas aventuras!!! :)
E que saudades... como vou poder esquecer:
Casa Erasmus
Via del Porrione, 74
0577 / 270038
Hoje estou nostálgica... e dedico este post a tod@s os que comigo partilharam aqueles meses especiais! A Sabrina, o Tim, a Tânia, o Ricardo, a Cândida, o Javi, a Silvia,o Juanma, a Belén, a Bea, a Julia, o Holger, a Anna, a Empar, o Enrico, o Dominique, a Charlotte, a Blanca, o Pasquale, o Shahid, a Patri, a Ana, o Curro, a Claire, o Francesco, a Debora, a Fabiana, o Fabrizio, a Reiko, o Luigi ... :)
Espero não ter esquecido ninguém... senão... é da idade! hihi
Quando chegar a casa vou deliciar-me a ver de novo as fotografias! Recordar é viver!
Grazie a tutti! ********

24 fevereiro 2007

De Corto a Pandora


Por não te pareceres com ninguém,
teria querido encontrar-te sempre...
não importa em que lugar
Corto Maltese

23 fevereiro 2007

Perguntas e respostas


Sê paciente com tudo o que está por resolver no teu coração e... tenta amar as perguntas, que são semelhantes a quartos fechados à chave e a livros escritos numa língua estrangeira.
Não procures agora as respostas que não te podem ser dadas porque não serias capaz de conviver com elas.
E a questão é viver cada coisa.
Vive as perguntas agora. Talvez te seja permitido, sem que te apercebas, viver até ao longínquo dia no qual terás a resposta.

Rainer Maria Rilke

22 fevereiro 2007

Universo sou eu


Amostra sem valor

Eu sei que o meu desespero não interessa a ninguém.
Cada um tem o seu, pessoal e intransmissível:
com ele se entretém
e se julga intangível.

Eu sei que a Humanidade é mais gente do que eu,
sei que o Mundo é maior do que o bairro onde habito,
que o respirar de um só, mesmo que seja o meu,
não pesa num total que tende para infinito.

Eu sei que as dimensões impiedosas da Vida
ignoram todo o homem, dissolvem-no, e, contudo,
nesta insignificância, gratuita e desvalida,
Universo sou eu, com nebulosas e tudo.

António Gedeão

14 fevereiro 2007

My Funny Valentine

The Branch of Love - Chagall


Sweet Comic Valentine
You Make Me Smile With My Heart
You're Looks Are Laughable,
Unphotographable
Yet You're My Favorite Work Of Art
Is Your FigureLess Than Greek
Is Your Mouth A Little Weak
When You Open It To Speak
Are You Smart
Don't Change A Hair For Me
Not If You Care For Me
Stay Little Valentine Stay
Each Day Is Valentine's Day

Chet Baker

13 fevereiro 2007

Entrudanças!


Será nos dias 17, 18 e 19 de Fevereiro a próxima edição do Festival Entrudanças. O programa inclui bailes e oficinas diversificadas, mas este ano será dada uma atenção muito especial à (riquíssima) cultura Alentejana: o cante, os bailes, a campaniça, a flauta tamborileiro, os brinquedos tradicionais.

Alargando o trabalho realizado nos anos anteriores com a população infantil e idosos, a PédeXumbo este ano trabalhará de forma mais prolongada com a comunidade. Um trabalho sobre as formas de cultura tradicional alentejana, numa aldeia criativa dos nossos dias.

Parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde e Junta de Freguesia de Entradas.

Informações sobre o programa em:

12 fevereiro 2007

Dias Longos...


ELEGIA

Nem os dias longos me separam da tua imagem.
Abro-a no espelho de um céu monótono, ou
deixo que a tarde a prolongue no tédio dos
horizontes. O perfil cinzento da montanha,
para norte, e a linha azul do mar, a sul,
dão-lhe a moldura cujo centro se esvazia
quando, ao dizer o teu nome, a realidade do
som apaga a ilusão de um rosto. Então, desejo
o silêncio para que dele possas renascer,
sombra, e dessa presença possa abstrair
a tua memória.

Nuno Júdice

09 fevereiro 2007

Espiritualidade nas Grandes Religiões


Introdução à Espiritualidade nas Grandes Religiões
Um contributo para o diálogo inter e trans-religioso

O curso visa introduzir à compreensão da experiência espiritual e mística nas grandes religiões e tradições planetárias, sem esquecer formas de espiritualidade não doutrinal, profanas ou ateias, mediante o estudo, reflexão e meditação de autores e textos seleccionados.

A
1. Religião, espiritualidade e mística. Espiritualidade ateia e agnóstica.
2. O fenómeno místico. Génese e polissemia da palavra e do conceito. A mística como experiência integral da realidade e da vida (Raimon Pannikar).
3. Formas da experiência mística: teístas e não teístas, metódico-ascéticas e espontâneas. A questão da “mística selvagem” (Michel Hulin).

B
1. Bramanismo e Hinduísmo.
2. Taoísmo.
3. Budismo.
4. Judaísmo.
5. Neoplatonismo.
6. Cristianismo.
7. Islamismo.
8. Exemplos de experiência e pensamento místico em Portugal.

C
Conclusão: A urgência de Vida plena, de diálogo inter e trans-religioso e de superação do monoculturalismo.

Curso Livre em 12 sessões, às 6ªs feiras, das 18 às 20 horas, de 2 de Março a 25 de Maio, no Centro de Estudos Agostinho da Silva (Rua do Jasmim, 11 - R/C 1200-228 Lisboa; telefs. 213422783/967044286; agostinhodasilva@mail.pt; )
35€ com direito a certificado de participação.

08 fevereiro 2007

Sem palavras...

Sudão
Pulitzer Prize 1994 - Kevin Carter

Esta fotografia ganhou o Prémio Pulitzer em 1994 e retrata a fome no Sudão. O animal está à espera que a criança morra para a poder comer. Esta foto chocou o mundo inteiro.
Ninguém sabe o que conteceu à criança, nem mesmo o fotógrafo Kevin Carter, que abandonou o lugar logo depois de a fotografia ter sido tirada. Consta que 3 meses depois ele se suicidou devido a uma depressão. Este é um excerto do seu diário...

"Dear God, I promise I will never waste my food no matter how bad it can taste and how full I may be. I pray that He will protect this little boy, guide and deliver him away from his misery. I pray that we will be more sensitive towards the world around us and not be blinded by our own selfish nature and interests. I hope this picture will always serve as a reminder to us that how fortunate we are and that we must never ever take things for granted.
Please don't break.. keep on forwarding to our friends On this good day.. Let's make a prayer for the suffering in anywhere any place around the globe and send this friendly reminder to others Think & look at this...when you complain about your food and the food we wasted daily..."

07 fevereiro 2007

Porque Gritamos?

Munch - O Grito

Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta aos seus discípulos:
"Porque é que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?"
"Gritamos porque perdemos a calma", disse um deles."
"Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado?", questionou novamente o pensador.
"Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça", retrucou outro discípulo.
E o mestre volta a perguntar: "Então não é possível falar-lhe em voz baixa?" Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador.

Então ele esclareceu:
"Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecido? O facto é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, os seus corações afastam-se muito. Para cobrir esta distância precisam gritar para poderem escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para se ouvirem um ao outro, através da grande distância. Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão apaixonadas? Elas não gritam. Falam suavemente. E por quê? Porque os seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. Às vezes os seus corações estão tão próximos, que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer de sussurrar, apenas se olham, e basta. Os seus corações entendem-se. É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas."

Por fim, o pensador conclui, dizendo: "Quando vocês discutirem, não deixem que os vossos corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta".

Mahatma Gandhi

06 fevereiro 2007

Um teatro por dentro


O olho é uma espécie de globo,
é um pequeno planeta
com pinturas do lado de fora.
Muitas pinturas:
azuis, verdes, amarelas.
É um globo brilhante:
parece cristal,
é como um aquário com plantas
finamente desenhadas: algas, sargaços,
miniaturas marinhas, areias, rochas,
naufrágios e peixes de ouro.
Mas por dentro há outras pinturas,
que não se vêem:
umas são imagens do mundo,
outras são inventadas.
O olho é um teatro por dentro.
E às vezes, sejam atores, sejam cenas,
e às vezes, sejam imagens, sejam ausências,
formam, no Olho, lágrimas.

Cecília Meireles

04 fevereiro 2007

Workshop Guionismo


"Escrever mais do que redigir correctamente, é sentir, expressar e sobretudo criar. É reinventao o mundo e sobretudo a si próprio. Trata-se de romper bloqueios, espraiar os sentidos, abraçar a criatividade. Superadas as barreiras de expressão, todos os vôos são possíveis:


Muitas vezes imaginamos histórias. Muitas vezes até as vemos na nossa cabeça. Muitas vezes 'davam um filme'. Contar histórias, escrevendo imagens, é a descoberta de uma nova forma de olhar e de uma nova forma de expressão".

Conceição Garcia


E foi assim que passei algumas horas ontem... rabiscando (dentro e fora da cabeça)! ;)

Filme de Domingo

Em Busca da Felicidade


Chris Gardner (Will Smith) é inteligente e talentoso mas não consegue encontrar um emprego que sustente a família. Sem conseguir suportar a pressão constante da falta de dinheiro, a mulher abandona-o e Chris fica sozinho com o filho de cinco anos. Pai solteiro, Chris continua a lutar por um emprego melhor mas acaba por aceitar um estágio não remunerado na esperança de vir a ser contratado no final por essa empresa promissora. No entanto, sem dinheiro, acaba por ser despejado do apartamento em que vive com o filho e os dois são obrigados a dormir em abrigos, estações de autocarros ou qualquer local que possa servir de refúgio para a noite. Mas, apesar de todos os problemas, Chris continua a ser um pai afectuoso e dedicado, encarando o amor do filho como a força necessária para ultrapassar todos os obstáculos.

Não andamos todas e todos numa constante busca?

03 fevereiro 2007

Luz na Luz


Se me amas não chores


Se conhecesses o mistério imenso
Do Céu onde agora vivo,
Este horizonte sem fim,
Esta luz que tudo reveste e penetra,
Não chorarias, se me amas!
Estou já absorvido no encanto de Deus,
Na sua infindável beleza.
Permanece em mim o teu amor,
Uma enorme ternura
Que nem tu consegues imaginar.
Vivo numa alegria puríssima.
Nas angustias do tempo
Pensa nesta casa
Onde um dia
Estaremos reunidos para além da morte,
Matando a sede
Na fonte inesgotável da alegria
E do amor infinito.
Não chores,
Se verdadeiramente me amas!

Santo Agostinho

Para M. e N. neste momento difícil... que estas palavras vos possam conforrtar na medida do possível!

02 fevereiro 2007

Impossível parar de ler!


"Este poderoso primeiro romance conta uma história de crueldade e de amor - feroz, mas redentor. Ambos tranformam a vida de Amir, o jovem narrador de Khaled Hosseini, que desperta para o mundo adulto durante os últimos dias de paz da monarquia, logo antes da revolução e da invasão do seu país pelas forças russas. Mas os acontecimentos narrados em O Menino de Cabul, são apenas parte desta história. Em O Menino de Cabul, Khaled Hosseini oferece-nos uma narrativa intensa e envolvente que nos mostra há quanto tempo o seu povo luta para triunfar sobre as forças da violência - forças essas que continuam a ameaçá-lo todos os dias." The New York Times Book Review

"Um livro poderoso...sem grandes floreados, apenas prosa, dura e simples...um relato íntimo sobre a família, a amizade, a traição e a salvação[...] Alguns excertos de O Menino de Cabul são crus e até difíceis de ler, no entanto, no seu todo, está dedicadamente bem escrito." The Washington Post Book World

"É tão poderoso que durante muito tempo tudo o que li me pareceu vazio." Isabel Allende

"É, de facto, raro que um livro consiga reunir tal actualidade e tão grande qualidade literária." Publisher's Weekly

01 fevereiro 2007

Um gesto pelo Nosso Planeta!


Acção contra as alterações climáticas!

No dia 1 de Fevereiro de 2007, participe na maior mobilização dos cidadãoscontra as alterações climáticas!

A Alliance pour la Planète (agrupamento de associações ambientais) lança umapelo simples a todos os cidadãos, 5 minutos de repouso para o planeta: toda a gente apaga as luzes no dia 1 de Fevereiro de 2007 entre as19h55 e as 20h00 (entre as 18h55 e as 19h00, hora portuguesa).

Não se trata de economizar 5 minutos de electricidade apenas nesse dia, mas sim de chamar a atenção dos cidadãos, dos media e das instâncias de decisãopara o esbanjamento de energia e para a urgência de passar à acção! Cincominutos de repouso para o planeta: não toma muito tempo, não custa nada e mostrará aos candidatos às eleições legislativas francesas de Junho de 2007que as alterações climáticas são um tema que deve pesar no debate político.

Porquê no dia 1 de Fevereiro? Nesse dia sairá, em Paris, o novo relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas sob a égide dasNações Unidas. Esse acontecimento terá lugar em Espanha e não devemos perderesta oportunidade de pôr em destaque a urgência da situação mundial em termos de clima.

Se todos participarmos, esta acção terá um peso mediático e político real,alguns meses antes das eleições francesas!

Façam circular este apelo por todos os vossos contactos e redes!Divulguem-no também no vosso site internet e nas vossas páginas de notícias.