30 maio 2007

Quartinho

Van Gogh

Hoje alguém disse que o meu quarto está em estado de entropia...
Eu não comento.

25 maio 2007

Caminhada


E aqui vamos nós! Fim de semana de caminhada! :)
16 km cada dia pelas falésias da costa Alentejana!
1º dia... Cabo Sardão -Zambujeira do Mar
2º dia... Zambujeira do Mar - Odeceixe

23 maio 2007

Igrejas da Baixa-Chiado

Igreja de Santo António

Visitas Guiadas nas Igrejas da Baixa-Chiado
Decorrem até Julho de 2007, alternadamente no 1º e 3º Sábados de cada mês, sempre às 10h da manhã, os "Itinerários da Fé". Os percursos, a pé, têm cerca de duas horas de duração e oferecem uma oportunidade única para descobrir a história desconhecida das Igrejas da Baixa e do Chiado. As visitas dividem-se por dois percursos distintos: o circuito da Baixa, no 1º Sábado do mês, com início na Sé; e o circuito do Chiado, no 3º Sábado (amanhã), com início na igreja de São Roque, Largo da Misericórdia. Para preservar as igreijas, as visitas são organizadas para grupos no máximo de 25 pessoas, sendo o acesso livre mas requerendo a inscrição junto dos serviços da Igreja de S. Nicolau. Além destas datas, será possível marcar outras, para facilitar a deslocação de grupos privados, associações e escolas.

Fé, História e Arte de mãos dadas:
Aprofundar a vivência da Baixa Pombalina, na vertente da arte e monumentalidade da Fé Cristã, é a proposta desta iniciativa, organizada pelas Paróquias da Baixa-Chiado com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, que visa revitalizar a zona nobre da capital. Assim, até ao Verão do ano que vem, a herança da espiritualidade do povo de Lisboa pode ser revisitada, no coração da cidade.

Sabia que o Centro Comercial "Armazéns do Chiado" já foi um convento? E que há uma garagem do Banco de Portugal que em tempos foi uma igreja? Estas são apenas algumas das muitas curiosidades a descobrir nos " Itinerários da Fé".

IGREJA DE SÃO NICOLAU
R. da Vitória 1100-618 Lisboa
Telefone (+351) 21 887 9549Fax (+351) 21 886 5766 Móvel: (+351) 91 756 8534Email: paroquias.baixa@mail.telepac.pt

21 maio 2007

Não é justo...

R. Magritte - Gli Amanti
Dove va a morire il sole,
dove il vento si riposa,
ho incontrato tanta gente
che in un mare di parole
e fra tanta confusione
spera ancora in un amore.

Non è giusto che una donna
per paura di sbagliare
non si possa innamorare
e si deve accontentare
di una storia sempre uguale,
di una vita da sognare,
e si deve accontentare
di una storia sempre uguale,
di una vita da scordare.

Andrea Bocelli in "Le tue parole"
Álbum Romanza

Maternidade

Mãe gata adopta pintaínhos órfãos :)

A filha da P. e do A. já nasceu! Fui visitá-la ao hospital de S. João... com apenas um dia de vida e 2,650 kg! Tão tão querida e tão tão pequenina! Nunca tinha visto bebés tão pequenos...Confesso que fiquei emocionada... e neste momento estou sem palavras!
Muitas felicidades para a princesa! :)

19 maio 2007

Casa da Música


Sábado 19 Maio 2007 16:00«G» de Goa [Breve Dicionário de Ouvir]

De Goa a Lisboa - sons em viagem Cantar ao fim da tarde ... assim era em Goa, até meados do século XX, no tempo em que os gãocares, terratenentes abastados se reuniam com a família, ao final do dia para o terço, após o qual se tomava a canja e o fenim. De viagem para Lisboa os goeses trouxeram memórias guardadas na sua música. Em Lisboa,os sons de Goa não se esgotam no que se canta, mas estendem-se por todas as histórias que o cantar abriga, contadas em konkani. O Ekvât [grupo de música e dança da Casa de Goa] transferiu para o palco esta prática de cantar em conjunto que herdou de Goa e que permite que se aprenda um pouco mais sobre a sua identidade. Ouvir e ver a música de Goa é também perceber um pouco da história portuguesa, redescobrir essa dimensão de partilha, também histórica, que a música de Goa representa para nós um enorme desafio e nos ensina como o espaço da lusofonia não se esgota no acto, quase sempre político, de falar português.

[Breve Dicionário de Ouvir] 16h00 «G» de Goa
Susana Sardo e Ekvat [grupo de música goesa]

18 maio 2007

Tocha Olímpica


A tocha olímpica de Pequim 2008 foi revelada durante uma cerimónia na capital chinesa. Os desenhos foram buscar inspiração às nuvens e aos arabescos. Com a "nuvem da sorte", a tocha prateada e vermelha põe fim à polémica sobre se este símbolo olímpico deveria conter elementos chineses tradicionais ou modernos — os designers chineses do construtor de computadores Lenovo resolveram o problema integrando os dois. A tocha de alumínio mede 72 centímetros e pesa 985 gramas.
Foto: Reuters/China Daily

17 maio 2007

Desafios!


Convite para o Lançamento do Livro “Desafios”,
FNAC Colombo, 17 de Maio, 18.30 horas
O.R. vai estar em grande! :)



16 maio 2007

Poesia Sufi


O meu coração está aberto a todas as formas:
É uma pastagem para as gazelas,
E um claustro para os monges cristãos,
Um templo para os ídolos,
A Caaba do peregrino,
As Tábuas da Torá,
E o livro do Corão.

Professo a Religião do Amor,
Em qualquer direcção que avancem Seus camelos;
A Religião do Amor
Será minha religião e minha fé.

Ib'n Arabi
Século XII

15 maio 2007

Homens e mulheres

Uma mulher toca pela primeira vez no seu filho recém-nascido, no hospital de Huai'an, na província chinesa de Jiangsu. Segundo um relatório do Centro de Pesquisa Juvenil da China, os homens nascidos após a década de 1970 têm mais dificuldade em arranjar mulher. A partir da década de 80, nasceram apenas cem raparigas por cada 119 mil rapazes.
Foto: Patty Chen/Reuters

in www.publico.pt

14 maio 2007

Convite do João :)


V Festival de Música da EscolaSuperior de Música de Lisboa

A decorrer entre 14 e 16 de Maio no São Luiz -Teatro Municipal.

Estão desde já convidados para o evento, que tem entrada livre. Para mais informações podem consultar a página na internet:http://vfesml.com.sapo.pt/

Na 3ª feira às 21.30h - João Fernandes (n. 1980)
Momentos Renovados

Ana Luísa Vieira Violino,
Ana Lívia Laia Violoncelo,
Sara Claro Piano

Instrutora Sara Garcia (Demonstradora Nacional de Coreografias de SwaSthya Yôga)

13 maio 2007

Fátima


A nova Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, vai ser inaugurada a 13 de Outubro. É uma obra que custou cerca de 60 milhões de euros.

No comment...

12 maio 2007

Fórum Comércio Justo

Fórum de Comércio Justo

De 11 a 13 de Maio Lisboa será palco do primeiro Fórum de Comércio Justo, que reunirá pessoas, sons e sabores no segundo fim de semana de Maio. Será a oportunidade de saborear histórias e partilhar experiências com produtores que chegarão dos países do Sul para mostrar a realidade por trás da etiqueta de comércio justo (CJ). Será também um grande encontro e celebração das alternativas para um futuro sustentável, com presença de organizações europeias de CJ.
A decorrer no Jardim da Estrela.

http://www.forum-cj.org/

Eu experimentei os "Sabores do Mundo" :)
A cachupa esta muito boa e o ambiente também! Pena terem estado presentes tão poucas barraquinhas! :(

11 maio 2007

Doces momentos

Obrigada M.! :) É divinal... mnham... não sei porque dizem que a Gula é pecado! hihihi

Super herói

Spider-Man 3

Género: Acç, Ave Classificacao: M/12 Estúdios: Columbia PicturesEUA, 2007, Cores, 156 min.

Peter Parker conseguiu finalmente atingir o equilíbrio entre o amor por Mary Jane, a sua necessidade de a proteger e os seus deveres como super-herói. Mas subitamente, o seu fato começa a escurecer, trazendo-lhe novos poderes, mas fazendo também emergir um lado sombrio, negro e vingativo da sua personalidade. Sob a influência deste lado negro, Peter exprime um excesso de confiança que o leva até a desprezar aqueles que mais o amam. Forçado a escolher entre esse poder acrescido e sedutor e a pessoa que era, Peter terá de enfrentar a maior batalha que travou até agora, enquanto tenta ainda travar Sandman e Venom, que se juntam com uma insaciável sede de vingança para o aniquilar.
in www.cinecartaz.publico.pt



Não é bem o meu tipo... mas não posso ser eu sempre a escolher! Por isso decidi fazer a vontade ao J. :) Ele ficou contente!
De qualquer forma é sempre bom estar a par das maravilhas da técnica em termos de efeitos sooros e visuais!

09 maio 2007

Católicos críticos

Mons. Jacques Gaillot
www.partenia.com

Quem são e o que querem os católicos críticos

Sim, falam do preservativo, querem o fim do celibato obrigatório, pedem um papel mais importante para as mulheres. Mas os católicos críticos da instituição dizem que esse não é o centro das suas preocupações. A Rede Europeia Igreja em Movimento esteve reunida em Lisboa e o P2 foi saber quem são e o que pensam estes católicos.


Mais abertura quanto ao preservativo e à moral sexual, fim do celibato obrigatório, ordenação de mulheres, reforma da Igreja? Sim, os católicos críticos falam de tudo isso. Querem tudo isso - e ainda mais. Mas essas não são as suas preocupações centrais, dizem. Com uma "adesão conflitual" à Igreja, estes crentes procuram olhar para o que os envolve, "viver a interpelação de Jesus" e concretizar "a sua humanidade na sociedade".
François Becker, co-secretário da Rede Europeia Igreja em Movimento, que reúne 33 grupos de diferentes países, usa a expressão da "adesão conflitual" para definir a atitude destes católicos. No último fim-de-semana, meia centena de delegados desta rede (Igreja em Liberdade, na designação portuguesa adoptada) estiveram reunidos na sua 17ª conferência anual, vindos de 12 países e 21 organizações diferentes (algumas delas, de âmbito internacional).

São grupos que nascem da contestação a normas ou modos de organização interna da Igreja. Daí que os temas de dentro da instituição apareçam, na opinião pública, como os mais imediatos: respeito pelos direitos humanos no interior da Igreja, moral sexual fundada na autonomia da consciência individual, menos normas disciplinares (como o celibato obrigatório dos padres), um papel mais dignificado para a mulher, liberdade plena de investigação teológica - são alguns dos temas da lista reivindicativa destes grupos. O espelho destes católicos não lhes devolve, no entanto, uma imagem feita apenas dessas exigências. Antes insistem na ideia de que a Igreja e os católicos estão no mundo e que o mundo é o lugar da salvação. "Jesus não pertence às igrejas cristãs, mas a toda a humanidade", afirmava o bispo Jacques Gaillot, demitido da sua diocese pelo Vaticano em 1995, durante uma das suas intervenções no fim-de-semana. Teresa Toldy, teóloga católica portuguesa e professora universitária, também recordava que "Jesus não fazia discriminação de ninguém". Incluindo das mulheres: "É mais ou menos reconhecido que as mulheres estiveram junto de Jesus desde o início, que Jesus tinha tanto discípulos como discípulas, que Maria Madalena teve um papel provavelmente tão importante como Pedro, apesar de, na doutrina oficial da Igreja, se ter dito que ela não era testemunha oficial da ressurreição..." Igreja que exclui
Fazer, então, uma Igreja paralela? Muita gente abandona o catolicismo precisamente por não aceitar que persistam muitos desses aspectos. Mas Teresa Toldy não defende uma "Igreja alternativa" nem um anátema de sinal contrário - esse seria o "reverso da medalha" do autoritarismo. Mesmo se, na situação actual, se proclama que todos os baptizados são Igreja, "há quem tenha o poder de definir que uns são e outros não", refere. O último caso a abalar a consciência destes católicos foi a suspensão do teólogo salvadorenho Jon Sobrino, que foi proibido pelo seu bispo de ensinar em nome da Igreja, depois de notificado pelo Vaticano. Também por isso, saiu da reunião de Lisboa uma carta de apoio ao padre Sobrino, que só por um acaso não morreu com mais seis companheiros jesuítas em San Salvador, vítimas dos esquadrões da morte. "Uma igreja que exclui não é católica; a catolicidade é precisamente a inclusão", comentava Teresa Toldy. Jacques Gaillot alarga a reflexão ao campo que lhe interessa: "O mais difícil é ultrapassar as fronteiras que estão dentro de nós." Recorda o exemplo do Abbé Pierre, o padre que fundou os Companheiros de Emaús e morreu em Janeiro último: "Ele não defendia nunca a instituição, a doutrina, a lei - esses não eram os seus problemas. A sua preocupação era curar as mulheres, curar os homens que precisavam." Em declarações ao P2, o bispo das margens - ele próprio posto à margem por muitos dos seus pares, mesmo que o próprio não se queixe do facto - admite que tudo se centra, hoje, no indivíduo. Essa é a dificuldade do catolicismo. "O indivíduo tem direito à felicidade, à realização de si mesmo. Um avanço do direito - para as mulheres, para as crianças, para as pessoas deficientes, para os homossexuais" é sempre positivo. No centro da preocupação deste bispo - e de muitos destes católicos críticos - está a necessidade de "pôr em acção a justiça, o amor, a bondade ao próximo". Esse é o ensinamento de Jesus, insiste. "Não é a prática religiosa que está em primeiro lugar no evangelho, é a prática da justiça e do amor: o que fizeste pelo estrangeiro, por quem tinha fome?"

08.05.2007, António Marujo - Público P2

08 maio 2007

Desafio ao Coração


Em Maio desafie o seu coração

De 11 a 13 de Maio aceite o desafio da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) e não perca a oportunidade de testar as suas capacidades cardiovasculares no Estádio Universitário de Lisboa.

A 3ª edição do DESAFIO DO CORAÇÃO promove um passeio orientado, durante o qual os participantes visitarão diversos stands, onde haverá técnicos de saúde que alertam para a importância da prática desportiva e de uma alimentação saudável.

A iniciativa insere-se no programa Maio – Mês do Coração promovido pela FPC, Instituição de Utilidade Pública que tem como objectivo geral a prevenção das doenças cardiovasculares, responsáveis por metade da mortalidade total no nosso país.

Informações e inscrições:21 381 50 00 – Fundação Portuguesa de Cardiologia
fpcardio@mail.telepac.pt

07 maio 2007

Sonha

Maria Rita Fanini

Sonha como se vivesses eternamente.

Vive come se fosses morrer hoje.

James Dean

05 maio 2007

Conferências em Maio


Conferências de Maio, 2007
O QUE NOS FAZ CORRER?PODER E PRAZER, FORÇA E FRAQUEZA
8 de Maio, 3ª feira, 18:30 H
Clara Pinto Correia , Eduardo Lourenço
Moderador: José Leitão

TROCA, TRABALHO E DOM
15 de Maio, 3ª feira, 18:30 H
Manuel Brandão Alves, Manuel Carvalho da Silva, Maria das Neves Jesus
Moderador: Guilherme d’Oliveira Martins

O CULTO DO CORPO: ENCANTO DESENCANTO
22 de Maio, 3ª feira, 18:30H
Eduardo Sá, Laurinda Alves, Helena Marujo, Luís Miguel Neto
Moderador: Manuel Vilas Boas

DE QUE ESPÍRITO SOMOS ?
29 de Maio, 3ª feira, 18:30 H
Anselmo Borges, Francisco Sarsfield Cabral, José Tolentino Mendonça
Moderador: Pe. Peter Stilwell

Local: Centro de Estudos da Ordem do Carmo
Rua de Santa Isabel, 128-130. Lisboa (Metro Rato)

03 maio 2007

Criatividade!





As crianças são mesmo imprevisíveis! :)
Chegaram-me estas imagem por email com o título... "1 minuto antes da sova"! :)

02 maio 2007

Cerejeira


Segredo-Cereja

Num canto do lameiro
Da quinta dos meus avós
Havia uma cerejeira
Inteligente…
Um dia segredou-me
Em voz de vento
E cor de paixão
Bem redonda
Que só morrem
Verdadeiramente
Os sem coração
E sem memória!

Adeodato Barreto (1905-1937)
Poeta e Humanista Indo-Português
http://ciberduvidas.sapo.pt/antologia.php?subtype=Goa

01 maio 2007

Parque Monsanto em grande!

Para quem gosta de desporto informal, ao longo do Parque Florestal de Monsanto, encontra quatro Circuitos de Manutenção, que lhe vão permitir ficar em forma, desfrutando, em simultâneo, da Natureza:
1. Circuito de Manutenção do Monte Verde (localizado junto ao Restaurante "Monte Verde");
2. Circuito de Manutenção da Mata de S. Domingos de Benfica;
3. Circuito de Manutenção do Parque do Calhau;
4. Circuito de Manutenção da Alameda Keil do Amaral.

Circuitos Pistas Cicláveis e Trilhos
O Parque Florestal de Monsanto tem à sua disposição cerca de 300 km de percursos pedestres e cicláveis onde pode passear, correr ou andar de bicicleta e desfrutar da natureza, à sua vontade.
http://www.cm-lisboa.pt/pmonsanto/?id_categoria=24

Mais e não menos importante...Parques de Merendas! :)
No Parque Florestal de Monsanto existem várias zonas de merendas, que são proporcionam agradáveis momentos num piquenique em família ou com amigos.
http://www.cm-lisboa.pt/pmonsanto/?id_categoria=13&id_item=98

E ainda… Monsanto Criança
O Parque Florestal de Monsanto oferece aos mais pequenos várias opções para passarem um fim-de-semana muito divertido. Desde as actividades organizadas - Ateliers, Teatro Infantil e Volteio - até aos Parques Recreativos, onde podem brincar ao ar livre.

Desta vez a caminha foi organizada pelo GRUPO DIÁLOGOS.
Poderá conhecê-los um pouco melhor através do site dos Missionários do Verbo Divino http://www.verbodivino.pt/dialogos.html ou através do site da Fundação Evangelização e Culturas www.fecongd.net
Foi um dia bem passado! :)