30 maio 2008

Dia histórico



Hoje depois de anos e anos... fui buscar o meu diploma à faculdade!

O famoso "canudo"... se bem que o meu vinhabem achatado dentro de um envelope!

Não vou dizer quantos anos já passaram... corro o isco de revelar a minha idade! :))

29 maio 2008

Dê um presente!



DIA 30 RECEBA O METRO E DÊ UM PRESENTE

O Jornal Metro lança uma iniciativa social de dimensão nacional.
Dia 30 nos principais pontos de distribuição do jornal, receberemos livros, jogos, CD's, DVD's e brinquedos em bom estado. Não dê aos outros o que não daria aos seus filhos!
Em conjunto com a Fundação Gil, o Metro entregará o seu presente a Crianças dos 0 - 18 anos, em hospitais de Norte a Sul do país, no dia Mundial da Criança.

28 maio 2008

Finalmente em Português!


«Foi novamente como se a Vida, com todos os seus segredos, estivesse próxima de mim, como se eu a pudesse tocar… E ali sentia-me imensamente segura e protegida. E pensei: "Como isto é estranho. É guerra. Há campos de concentração. Pequenas crueldades amontoam-se por cima de pequenas crueldades. Quando caminho pelas ruas, sei que, em muitas das casas por onde passo, há ali um filho preso, e ali um pai refém, e ali têm de suportar a condenação à morte de um rapaz de dezoito anos." E estas ruas e casas ficam perto da minha própria casa.Sei do grande sofrimento humano que se vai acumulando, sei das perseguições e da opressão… Sei de tudo isso e continuo a enfrentar cada pedaço de realidade que se me impõe. E num momento inesperado, abandonada a mim própria — encontro-me de repente encostada ao peito nu da Vida e os braços dela são muito macios e envolvem-me, e nem sequer consigo descrever o bater do seu coração: tão fiel como se nunca mais findasse…»
----------------------------------------------------------------

A 9 de Março de 1941, quando Esther (Etty) Hillesum começou a escrever, no primeiro dos oito cadernos de papel quadriculado, o texto que viria a ser o seu Diário, estava-se longe de pensar que começava aí uma das aventuras literárias e espirituais mais significativas do século. Ela tinha vinte sete anos de idade e morreria sem ter feito trinta.

Esther Hillesum nasceu a 25 de Janeiro de 1914, em Middelburg (Holanda). Quando tinha 10 anos de idade, mudou-se com a família (os pais e os dois irmãos, Mischa e Jaap, ambos mais novos que ela) para Deventer. Foi nessa cidade que cresceu e fez parte dos seus estudos, no liceu onde o seu pai era reitor, rumando a Amesterdão aos 18 anos de idade, para estudar Línguas Eslavas. Em Fevereiro de 1941 conheceu o psicoquirologista Julius Spier, com quem iniciou tratamento. Tornaram-se amigos e amantes, apesar dos compromissos que tinham com outras pessoas e da grande diferença de idades — Etty tinha 27, Spier estava na casa dos 50. Spier esteve na origem do interesse que Etty desenvolveu pela psicologia, e também na sua aproximação a Deus (embora de origem judaica, a sua educação foi muito pouco orientada pelos preceitos da religião; o diálogo com Deus tornou-se mais intenso e frequente já na idade adulta). A 9 de Março de 1941 começou a escrever o primeiro de oito diários, onde encontramos as suas reflexões pessoais e sobre a humanidade (exercício influenciado pelas sessões de tratamento com Spier), a sua vida académica (onde sobressaem o interesse pelo estudo da língua russa e a leitura apaixonada da obra de Rainer Maria Rilke), o círculos de amigos e o seu testemunho da segunda Guerra Mundial em território holandês. A 15 de Julho de 1942 começou a trabalhar como dactilógrafa no Conselho Judaico (órgão burocrático criado pelos alemães para comunicar com a comunidade judaica), na secção de «Apoio aos convocados para transporte». Habituada ao trabalho académico intelectualmente estimulante, enfastiava-se no Conselho Judaico, o que a impeliu, a par de outros funcionários do Conselho, a decidir voluntariar-se para prestar apoio no campo de trânsito de Westerbork (na província holandesa de Drenthe), onde muitos judeus trabalhavam e viviam (em barracas), antes de serem levados para os campos de concentração e extermínio. Partiu para esse campo em Agosto, não obstante ter regressado a Amesterdão numerosas vezes (numa delas para acompanhar os últimos dias de vida de Spier, que morreu de doença em Setembro de 1942). A última entrada do seu diário de que há conhecimento data de 13 de Outubro de 1942. Em Setembro de 1943, Etty foi deportada para Auschwitz, vindo a falecer em Novembro desse ano.

Finalmente a tradução em português! A não perder!

27 maio 2008

Bom dia! :)

"Me gusta la mar, me gustas tu.

Me gusta la montaña, me gustas tu."

O mundo a teus pés...


Eu quero ir chapinhar contigo! :)
Que seja apenas o início de muitas novas sensações... de novas emoções, de novas vidas! :)
O mundo a teus pés...


26 maio 2008

Deus Mãe


Livro de Isaías 49,14-15.
Sião dizia: «O SENHOR abandonou-me, o meu dono esqueceu-se de mim.» Acaso pode uma mulher esquecer-se do seu bebé, não ter carinho pelo fruto das suas entranhas? Ainda que ela se esquecesse dele, Eu nunca te esqueceria.

24 maio 2008

Pizzica



La pizzica era considerata l'unica medicina contro il morso delle tarante. Nel Salento di molti anni fa la popolazione era per lo più contadina e viveva a stretto contatto con la terra e gli animali, tra cui i ragni, la tarantola. Durante il raccolto capitava di sentirsi improvvisamente male e svenire. Dopo molti casi non curati dalla medicina tradizionale, si notò che la persona in questione appariva in uno stato di trance continuo e non aveva alcuna reazione ad eccezione di un ballo durante la suonata di alcuni strumenti tra cui, il più importante, il tamburello. Si dice anche che il mito della taranta derivasse dall'antica Grecia ai tempi di Zeus. La leggenda narra di una giovane ragazza, Arakne, sedotta da un marinaio il quale partì dopo la prima notte d'amore, visse in attesa del ritorno del suo amore. Una mattina vide una barca avvicinarsi alla costa e, Arakne, fece il segnale convenuto con il suo marinaio. La barca rispose: era tornato. Ma a pochi metri dal porto ci fu un attacco verso la barca, la quale, fu affondata e uccisi i suoi ospiti. Arakne vide morire il suo amore dopo anni di attesa. Così, alla sua morte, Zeus la rimandò in terra per restituire il torto ricevuto, non come ragazza ma come tarantola. Importanza fondamentale di questo fenomeno è attribuita a San Paolo, il quale compariva ai tarantolati e prevedeva la loro guarigione dopo 1, 2 giorni o settimane, addiritture mesi. Testimonianze vive le si trovano in tutto il Salento.

(quando tiver um tempinho traduzo...)
Entratanto... os meus sapatinhos novos já dançaram um passitos de pizzica! Foi uma noite bem passada com amigos... grazie a voi! :)

22 maio 2008

Noites Interculturais


Experimentações

NOITES INTERCULTURAIS – 22, 23 e 24 de Maio3 países, 3 noites, gastronomia, música e filmes para o diálogo intercultural.

Esta acção faz parte da campanha regional "1001 actions pour le dialogue" lançada pela fundação Euro-Mediterranea Anna Lindh para o dialogo entre as culturas, para melhorar a coexistência pacífica e o diálogo inter cultural na região euro-mediterranea. A acção se realiza com o apoio financeiro da Fundação Anna Lindh.

Quinta 22 PORTUGAL
21h00 "Les Couleurs du Thé", António Pólo, Espanha 2008, 70´, V.O. multilingue legendas castelhano.Porta do Mediterrâneo, lugar de trânsito entre África e Europa: Marrocos, um território onde inúmeras culturas deixaram o seu rastro na história. Este documentário aproxima-nos ao Marrocos actual através da música dos mais jovens. Um documentário de Músicas migratórias.
22h30 Noite de fado vadio e desgarrada

Sexta 23 MARROCOS
22h00 "Só Ida", Manu Soubiès, Espanha, 2005, 35'A costa aproxima-se lentamente nesta viagem ao paraíso sonhado. Uma viagem enroupada e guiada pelas histórias de quatro imigrantes que cruzaram o estreito a procura duma nova vida em Espanha, com sortes muito distintas.
Gnawa Marrocos23h00 Música de Gnawa
Assírio00h00 da África as Caraíbas

Sábado 24 ITÁLIA

22h00 "La réseau", Luciana Fina, Itália, Portugal 2006, 68´, multilingue legendas português
Ideias, projectos e problemáticas de uma organização financiada pela Comunidade Europeia para apoiar a pesquisa, a criação e a circulação da dança contemporânea na inteira região do Mediterrâneo. O filme acompanha a rede de pessoas que colaboram com o DBM (Danse Bassin de la Méditerranée), os seus momentos de encontro em Istambul, Tunis, Cagliari e Marseille

Telamuré22h30 pizziche / tarantelle / tammurriate
00h00 dj set calabresa alô loucocom bailarina tarantelle

21 maio 2008

Cinema


Uma Segunda Juventude
Título original: Youth Without Youth
Género: Rom, Thr
Classificacao: M/12 EUA, 2007, Cores, 124 min.

argumento
Dez anos após o seu último filme, Francis Ford Coppola regressa à realização com "Uma Segunda Juventude". Aos 70 anos, o professor de linguística Dominic Matei (Tim Roth) sobrevive miraculosamente após ser atingido por um relâmpago. No hospital, enquanto recupera, os médicos assistem incrédulos ao rejuvenescimento físico do professor. Esse rejuvenescimento é acompanhado por um desenvolvimento intelectual inexplicável que chama a atenção de cientistas nazis, obrigando o professor a exilar-se. Em fuga, Dominic reencontra Laura - o amor da sua vida - e luta para terminar a sua tese sobre as origens da linguagem humana. Mas quando a sua pesquisa põe em perigo Laura, Dominic é forçado a fazer uma escolha entre o trabalho de uma vida e o seu grande amor.

19 maio 2008

Nostalgia antecipada


O meu país sabe às amoras bravas
no verão.

Ninguém ignora que não é grande,
nem inteligente, nem elegante o meu país,
mas tem esta voz doce
de quem acorda cedo para cantar nas silvas.

Raramente falei do meu país, talvez
nem goste dele, mas quando um amigo
me traz amoras bravas
os seus muros parecem-me brancos,
reparo que também no meu país o céu é azul.

Eugénio de Andrade, O Outro Nome da Terra, Limiar, Porto, 1988

18 maio 2008

Arrumações


1º dia oficial de arrumações!
A ROUPA...
E não é que há uns bichinhos dentro do roupeiro e gavetas que encolhem a roupa? Ainda o ano passado me servia!!!
Não acho bem... ;)

17 maio 2008

15 maio 2008

Boas recordações...

Das cantorias na minha juventude... karaoke na aparelhagem do meu quarto + microfone sem fios... a festa! :)

14 maio 2008

Por um consumo responsável



Nova Loja de Comércio Justo em Lisboa - Rua da Prata - nº 70/72
A Baixa de Lisboa ficou mais Justa e Solidária

A inauguração desta loja de Comércio Justo (CJ) resulta de uma parceria entre a Cores do Globo (ONG que promove o Comércio Justo em Lisboa), o Ctm-Altromercato (uma das maiores organizações mundiais de CJ) e a Cooperativa Equação (importadora e distribuidora portuguesa de produtos de Comércio Justo). creditamos que desta forma conseguiremos concretizar melhor a dois dos nossos principais objectivos - chegar a um número cada vez maior de consumidores e integrar cada vez mais produtores do Sul do mundo no circuito do Comércio Justo.

Esta Loja de Comércio Justo estará aberta ao público de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 19h00, e nela poder-se-ão encontrar peças únicas de artesanato do mundo, têxteis em algodão biológico, cosméticos naturais e produtos alimentares (biológicos) de dezenas de pequenos produtores dos mais diversos países do hemisfério sul, que desta forma beneficiam do pagamento de um preço justo pelo seu trabalho, de pré-financiamento da produção e de uma relação comercial estável, de longa duração.

Já fui espreitar! Vale a pena!

13 maio 2008

Heroína!


Morreu Irena Sendler, a heroína polaca que salvou 2500 crianças do Gueto de Varsóvia

A polaca Irena Sendler, que salvou cerca de 2500 crianças de serem encaminhadas para campos de concentração nazi, morreu hoje, aos 98 anos, informou a sua família.

Sendler foi considerada como uma das grandes heroínas da resistência polaca ao nazismo, tendo estado nomeada para o Prémio Nobel da Paz.

A filha de Irena Sendler, Janina Zgrzembska, anunciou hoje que a sua mãe morreu num hospital de Varsóvia.

Sendler organizou a saída de cerca de 2500 crianças do Gueto de Varsóvia durante a violenta ocupação alemã, na Segunda Guerra Mundial. Ela - que trabalhava como assistente social - e a sua equipa de 20 colaboradores salvaram as crianças entre Outubro de 1940 e Abril de 1943, quando os nazis deitaram fogo ao Gueto, matando os seus ocupantes ou mandando-os para os campos de concentração.

Durante dois anos e meio, Irena Sendler conseguiu ludibriar os nazis e fazer sair do Gueto adolescentes, crianças e bebés - muitos deles disfarçados sob a forma de pacotes - e enviá-los para o seio de famílias católicas, para orfanatos, conventos ou fábricas.

Em Varsóvia viviam 400 mil dos 3,5 milhões de judeus que habitavam a Polónia.

"Fui educada na ideia de que é preciso salvar qualquer pessoa [que se afoga], sem ter em conta a sua religião ou notoriedade", dizia Irena Sendler.

Nascida a 15 de Fevereiro de 1910, a figura de Irena Sendler permaneceu relativamente desconhecida na Polónia, à imagem de Oskar Schindler, que morreu na pobreza, mas que viria a ser imortalizado no cinema pelo realizador Steven Spielberg na película "A Lista de Schindler".

Só em Março de 2007 a polaca foi homenageada de forma solene no seu país, tendo o seu nome sido proposto para o Prémio Nobel da Paz. Em 1965, porém, o memorial israelita Yad Vashem tinha já atribuído a Sendler o título de "Justo Entre as Nações", reservado aos não-judeus que salvaram judeus.

12-05-2008

12 maio 2008

A sonhar...


Lento...


"O tempo é muito lento para os que esperam; muito rápido para os que têm medo; muito longo para os que lamentam; muito curto para os que festejam. Mas, para os que amam, o tempo é eternidade".
William Shakespeare

11 maio 2008

Há dias e Dias...

"Somewhere over the rainbow
Skies are blue,
And the dreams that you dare to dream
Really do come true"

09 maio 2008

Museu do Oriente



Festa do Oriente
9, 10, 11 MAIO


Três dias de música, cinema, marionetas, teatro de sombras e um sem número de actividades educativas é o que o Museu do Oriente tem para oferecer ao público que, logo após a inauguração oficial, no dia 8 de Maio, acorra a visitar as suas exposições.

Integralmente gratuita (à excepção do espectáculo de Mário Laginha, que inaugura o auditório), a actividade foi pensada para atrair todos os públicos, dos mais novos aos mais velhos.

Para além de poder ver, em primeira mão, as exposições Presença Portuguesa no Oriente, Deuses da Ásia e Máscaras da Ásia, quer individualmente, quer em visitas guiadas, os três dias da Festa do Oriente serão preenchidos com música hindustani, danças tradicionais de Goa, música chinesa em instrumentos ocidentais e danças do Rajastão.

Pelo auditório, vão passar alguns dos filmes japoneses que constam da programação do Monstra – Festival de Animação de Lisboa.

A tradução de nomes para chinês, as leituras do zodíaco chinês, a consulta a um adivinho de Macau, o ensino da arte de recorte de papel, a pintura de mãos ao gosto hindu, a feitura de máscaras, o ritual do chá, como se faz na China ou no Japão e até aulas de tai ji quan são outras das actividades que o Museu do Oriente tem para propor nos três primeiros dias de abertura.

Informações complementares:
MUSEU DO ORIENTE
Morada: Avenida Brasília - Doca de Alcântara ( Norte)
Lisboa
Tel. +351 21 358 52 44
e-mail: info@foriente.pt

07 maio 2008

06 maio 2008

Ser Poeta

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Áquem e de Além Dor!

É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!

É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!

E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

Florbela Espanca

De volta

SynthTwins


1000vidas está de volta a casa, ao trabalho, à vidinha de todos os dias.
Mas continua com a cabeça nas nuvens...