30 março 2006

Raínha de Sortelha...

E como hoje é 6ª feira, aqui fica uma sugestão para uma escapadinha de fim de semana! Das aldeias históricas, esta é a minha preferida! :)

Sortelha localiza-se na Beira Alta, na zona raiana, e pertence ao concelho do Sabugal.Situada a 773 metros de altitude, a sudoeste da Serra de S. Cornélio, assenta sobre terrenos graníticos e integra-se na zona do concelho onde se verificam simultaneamente as altitudes mais baixas (400 a 800 metros) e as encostas mais declivosas. Dista 12 Km do Sabugal e 14 KM de Belmonte. A ligação a Sortelha faz-se pela estrada que liga Castelo Branco à Guarda.


Quadro Histórico
Sortelha é essencialmente uma aldeia medieval: as pesquisas arqueológicas realizadas durante os trabalhos no âmbito do Programa das Aldeias Históricas vieram pôr a descoberto inúmeras sepulturas antropomórficas localizadas, sobretudo, em volta da igreja Matriz.
A construção das muralhas da povoação é, por tradição historiográfica, atribuída de D. Sancho I. Estas erguem-se em forma circular, fazendo corpo com enormes penedos.No termo do antigo concelho de Sortelha conhecem-se vestígios da presença romana, como demonstra a Viam Veterum, desde a Porta Poente até ao chafariz da Azenha.
No Brasão de Armas da antiga vila desenha-se um castelo e um anel. Deste último símbolo afigura-se ter nascido a toponímia de Sortelha. Sortija, Sortilia ou Sorteia são designações castelhanas para um jogo antigo de cavaleiros que consistia em enfiar a ponta de uma lança num anel de pedrarias que teria um elevado valor simbólico.
Correspondendo à necessidade de defesa da linha de fronteira, então definida pelo rio Côa, D. Sancho II terá mandado fazer a primeira reedificação do castelo, concedendo foral à vila em 1228, que renova em 1238. Tendo como objectivos proteger o núcleo familiar e fomentar o interesse pela propriedade rústica, aquele foral iria atrair populações minhotas, da região de Valença.
Em 1297, com assinatura do tratado de Alcanizes, a fronteira avançou para nascente. O castelo perdeu então gradualmente a sua importância militar, embora tenha recebido obras de beneficiação nos reinados de D. Dinis - que em 1296 confirmou o foral anterior - e de D. Fernando, bem como no reinado de D. Manuel I, em que é concedido Foral Novo, em 1510, altura da implantação do actual Pelourinho.
Em 1640 o castelo foi, de novo, requalificado, devido à Guerra da Restauração.
Data de 1853 a primeira escola primária.
Em 1855 Sortelha deixou de ser sede de concelho, tendo cedido poderes ao concelho do Sabugal. Ficou então como sede de freguesia, dependente da Comarca e Bispado da Guarda (até então permanecera ao Bispado de Castelo Branco).

As escolhas do coração


O TEJO É MAIS BELO
O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia,
Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia
Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia.

O Tejo tem grandes navios
E navega nele ainda,
Para aqueles que vêem em tudo o que lá não está,
A memória das naus.

O Tejo desce de Espanha
E o Tejo entra no mar em Portugal.
Toda a gente sabe isso.
Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia
E para onde ele vai
E donde ele vem.
E por isso porque pertence a menos gente,
É mais livre e maior o rio da minha aldeia.

Pelo Tejo vai-se para o Mundo.
Para além do Tejo há a América
E a fortuna daqueles que a encontram.
Ninguém nunca pensou no que há para além
Do rio da minha aldeia.

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.

Alberto Caeiro

29 março 2006

A não perder...

VAI E VIVE
de Radu Mihaileanu


1984. Milhares de africanos oriundos de 26 países devastados pela fome encontram-se nos campos do Sudão. Numa iniciativa conjunta de Israel e dos Estados Unidos, é levada a cabo uma acção – a acção Moisés – para levar os milhares de Judeus etíopes para Israel. Uma mãe cristã obriga então o seu filho a declarar-se judeu para o salvar da fome e da morte. O rapaz chega à Terra Santa. Declarado órfão, é adoptado por uma família francesa sefardita que vive em Telavive. Vive no medo que o seu segredo, a sua dupla-mentira sejam descobertos: ele não é nem órfão, nem judeu, é apenas negro.Ele vai descobrir o amor, a cultura ocidental, o judaísmo, mas também a guerra e o racismo dos territórios ocupados. Vai tornar-se judeu, francês, israelita... uma verdadeira torre de Babel. Mas ele nunca esquecerá a sua verdadeira mãe, que ficou sozinha nos campos e que ele sonha um dia poder reencontrar.
In Atalanta Filmes

Gulosa ou Chocólatra?


O chocolate é uma doce dependência.
Está associado a boas lembranças e muitas vezes recorremos a ele quando queremos presentear alguém especial.
Uns comem porque estão tristes, outros para celebrar algo e há até quem o use como afrodisíaco!
O sucesso do chocolate está ligado à produção de serotonina. Esta substância que se encontra no cérebro é responsável pela sensação de calma, prazer e bem estar. Paralelamente as calorias contidas no chocolate elevam as endorfinas que melhoram o humor.
in metro