30 outubro 2006

Oito Desafios ao Mundo


Este grupo surge no âmbito da formação "Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio: Um Desafio à Responsabilidade Social" organizada pela UrbÁfrica e tem como objectivo sensibilizar a sociedade para os ODM e criar um espaço de debate público.

Os 8 ODM:
1. Erradicar a pobreza extrema e a fome
2. Alcançar a educação primária universal
3. Promover a igualdade entre sexos e reforçar o papel da mulher
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater o HIV/SIDA, a malária e outras doenças
7. Assegurar a estabilidade ambiental
8. Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento

Aqui fica um blog simpático para quem gosta destes temas!

29 outubro 2006

Happiness


Live your life in happiness, even though those around you lead lives which are unhealthy, and wish to spread their illness to you. Be Happiness itself.
Buddha

28 outubro 2006

Time after time...


Time after time
I tell myself that I'm
So lucky to be loving you
So lucky to be
The one you run to see
In the evening when the day is through

I only know what I know
The passing years will show
You've kept my love so young, so new
And time after time
You'll hear me say that I'm
So lucky to be loving you

I only know what I know
The passing years will show
You've kept my love so young, so new
And time after time
You'll hear me say that I'm
So lucky to be loving you

Chet Baker

26 outubro 2006

Italiano vero!


Estou de voltas às aulas!!! :)
Laboratorio di Scrittura no Instituto Italiano... porque não pode ser sempre falar, falar, falar... é preciso aprender a escrever bem e com estilo! :)))
Vai saber bem voltar a estudar outra vez!

http://www.iiclisbona.esteri.it/IIC_Lisbona

25 outubro 2006

doclisboa 2006


Into Great Silence
de Philip Gröning 164' Alemanha 2005
A Grande Chartreuse, casa-mãe da lendária Ordem dos Cartuxos, está localizada nos Alpes Franceses. "Into the Great Silence" é o primeiro filme de sempre sobre a vida no interior da Grande Chartreuse. Silêncio. Repetição. Ritmo. O filme é uma aproximação austera à meditação silenciosa da vida monástica em forma pura. Sem música excepto os cânticos do mosteiro, sem entrevistas, comentário, material adicional. Um filme sobre a consciência, a presença do absoluto e a vida de homens que devotam as suas existências a Deus na forma mais pura. Contemplação. Um objecto no tempo.

27 de Outubro às 21h no Grande Auditório CGD

doclisboa 2006 - 4º Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa
http://www.doclisboa.org/pt_festival.html

23 outubro 2006

Parabéns Yunus!


13.10.2006 - Nobel da Paz atribuído a Muhammad Yunus e ao Banco Grameen

O Prémio Nobel da Paz foi atribuído ao economista Muhammad Yunus, do Bangladesh, e ao seu banco Grameen, pelo esforços na criação de desenvolvimento económico e social através de projectos de microcrédito.

Os projectos de microcrédito iniciados por Yunus servem para ajudar as pessoas mais carenciadas a obter financiamento para os seus negócios."Todas as pessoas na Terra têm potencial e têm também o direito de viver com um mínimo de qualidade de vida. Em todas as culturas e civilizações, Yunus e o banco Grameen mostraram que até os mais pobres entre os mais pobres podem trabalhar para o seu desenvolvimento", sublinha o comunicado do Comité Nobel.

Yunus foi elogiado também por conceder com microcréditos vocacionados apenas para mulheres, com o objectivo de as tirar da pobreza extrema."O crescimento económico e a democracia não podem concretizar-se plenamente sem que as mulheres estejam em igualdade de circunstâncias com os homens", sublinha o texto.

O banco Grameen, fundado por Yunus e também conhecido como banco dos pobres, dá crédito às pessoas carenciadas das zonas rurais do Bangladesh."No Grameen, o crédito é uma arma eficaz para combater a pobreza e serve como catalizador para o desenvolvimento das condições sócio-económicas de pessoas com poucos recursos, que têm sido mantidas fora da órbita dos bancos por serem pobres", lê-se ainda no comunicado do Comité Nobel.

Muhammad Yunus nasceu em 1940, no Bangladesh, e é o terceiro de 13 filhos. Licenciou-se em Economia no seu país e fez o doutoramento nos EUA, com uma bolsa de estudo. Lançou, em 1983, o Banco Grameen, a primeira instituição financeira de microcrédito em todo o mundo, para apoiar os indigentes do sistema financeiro tradicional, depois de ver que a teoria económica se esquecera dos pobres e "nunca compreendeu o poder social do crédito".



Há uns anos tive a oportunidade de ouvir uma conferência deste homem em Lisboa e foi comovente ver como este académico passou da teoria à prática, mudando para sempre a vida de milhões de pessoas em todo o mundo! Este é que é um Homem! ;)


Sugestão de leitura:
O Banqueiro dos Pobres
M. Yunus (Ed. Difel 2002)

Hoje sinto-me assim...

Especialmente depois das férias... :(

22 outubro 2006

De Goa a Coimbra


1 ano depois! O tempo voa...
Fomos uns verdadeiros artistas! ;)
Que boas recordações...

21 outubro 2006

Free Hugs! :)

" Sometimes, a hug is all what we need.
Free hugs is a real life controversial story of Juan Mann, A man whose sole mission was to reach out and hug a stranger to brighten up their lives. In this age of social disconnectivity and lack of human contact, the effects of the Free Hugs campaign became phenomenal.
As this symbol of human hope spread across the city, police and officials ordered the Free Hugs campaign BANNED.
What we then witness is the true spirit of humanity come together in what can only be described as awe inspiring.
In the Spirit of the free hugs campaign, pass this to your friends and HUG A STRANGER! If you can reach just one person... "

http://www.youtube.com/watch?v=vr3x_RRJdd4&eurl+
Click here for video
Music by Sickpuppies

20 outubro 2006

Sorriso


Braces make beautiful smiles! :)
Finito o sorriso metálico!!! Vivaaaaaaaaaaa

19 outubro 2006

Voltei...


Como sempre, a Índia fascinou-me por completo!
Foram experiências e emoções sem fim... cultura, religião, pessoas, lugares, cores, odores, sons, paladares e muito mais!
Até à próxima...

03 outubro 2006

Passagem para a Índia


Calcutá - Patna - Nalanda - Ragjir - Bodhgaya - Varanasi - Khajurao - Orchha - Jhansi - Orchha - Gwalior - Mathura e Vrindavan - Delhi

Esta aventura já vai começar amanhã... Até ao meu regresso! :)

Parabéns Gandhi!


Flores para Gandhi


A líder do Partido do Congresso, Sonia Gandhi, atira pétalas de flores para o local onde Mahatma Gandhi foi cremado, em Rajghat (Nova Deli), numa cerimónia que marca o 137º aniversário do nascimento do pai da independência da Índia.

Foto: Manish Swarup/AP
www.publico.pt

02 outubro 2006

Está quase quase...


Fazer a mala... mais uma vez! E sempre a pensar que me vai faltar alguma coisa... mas desta vez não terei medo do excesso de peso! Talvez no regresso com tantas coisas apetecíveis para comprar! :)))
Contagem decrescente... 3... 2... 1...