Sinto-me assim!
17 agosto 2007
16 agosto 2007
2 anos depois da morte
15 agosto 2007
Feltro
14 agosto 2007
Por uma boa causa
Digam lá que não são lindas!!!
Algum tempo atrás, Gisele Bündchen visitou o Xingu e conheceu a realidade de uma das tribos que compõem o Parque Indígena do Xingu. As imagens do local não saíram da sua cabeça, e, no início deste ano, ela decidiu fazer alguma coisa para ajudar. A idéia era conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a atual situação das tribos do Xingu e arrecadar recursos para apoiar um projeto já existente e que auxiliasse essas comunidades.
A Grendene, parceira de Gisele há quatro anos, se envolveu no projeto tão logo soube da intenção da modelo e propôs o lançamento de um produto temático sobre o Xingu.
O intuito é chamar a atenção da sociedade para o desmatamento das cabeceiras do Rio Xingu, símbolo da diversidade socioambiental brasileira. Nos últimos 10 anos, a devastação dessa área dobrou de tamanho, e muitas nascentes estão secando e afetando a qualidade de vida de 250 mil pessoas, incluídos nessa conta 18 povos indígenas. Pequenos e grandes produtores, ONGs, pesquisadores, lideranças locais e, naturalmente, índios já participam da campanha e lutam pela proteção e recuperação das nascentes e matas ciliares.
Dentre as tribos afetadas, os Kisêdjê foram os escolhidos para este projeto. Eles são conhecidos pelas suas músicas, aprendidas com os seres e espíritos que, segundo suas tradições, habitam aquelas terras, por suas manifestações de ideais de beleza, pela sua vida harmoniosa em comunidade e pela integração dos dois mundos que os cercam: o humano e o não humano. Além disso, lutam pela integridade do seu território e contra a ocupação desordenada das cabeceiras do Rio Xingu. A escolha dos Kisêdjê foi o segundo passo.
Em abril, começou a terceira etapa: o produto da Grendene começava a ser desenhado. Durante três dias, oficinas de grafismos em plena tribo Kisêdjê, envolvendo os próprios índios, começavam a definir os padrões que seriam usados nas sandálias. Anhi ro roptxi ("[fiz] uma onça em mim mesmo"), tepsôk nhõ sôgô ("pintura do botoque") e anhi ro küntêmtêm ("[fiz] uma espiral em mim mesmo) foram os selecionados.
13 agosto 2007
Lusavox
À descoberta de novos talentos musicais.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros, a PT.Com , a Valentim de Carvalho e a RTP associaram-se para a promoção de um concurso de descoberta de novos talentos musicais residentes no estrangeiro ou luso-descendentes.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros, a PT.Com , a Valentim de Carvalho e a RTP associaram-se para a promoção de um concurso de descoberta de novos talentos musicais residentes no estrangeiro ou luso-descendentes.
Nerissa Santimano, directamente vinda de Goa... cantou e encantou e relembrou que naquele cantinho da Índia o português ainda é uma língua viva!
Parabéns!
11 agosto 2007
Hoje estive aqui
Um dos mais importantes monumentos do Barroco em Portugal, o Palácio Nacional de Mafra é um símbolo do reinado absolutista de D. João V. das suas 1200 divisões, realce para a Biblioteca, uma das mais importantes do século XVIII, com um acervo de cerca de 35 mil volumes, para o Convento, que constitui um património religioso ímpar no nosso país, para a Basílica, obra-prima da arquitectura setecentista, e para os famosos Carrilhões, conjunto único no mundo pelas suas dimensões e beleza do seu mecanismo.
10 agosto 2007
A vida...
09 agosto 2007
08 agosto 2007
07 agosto 2007
Mais leitura
Uma mulher dividida entre duas culturas e dois amores.
O trágico e apaixonante romance entre Hernán Cortés e a índia Malinalli (a sua intérprete durante a conquista do império asteca), num livro que nos desvenda o mito fundador da cultura híbrida do Novo Mundo e nos conta uma extraordinária história de amor.
Quando a índia Malinalli conhece Cortés, assume que se trata do próprio Deus Quetzalcóalt, que regressa para libertar o seu povo. Os dois apaixonam-se loucamente, mas esse amor será destruído pela desmedida sede de conquista, poder e riqueza de Cortés, um dos mais importantes conquistadores espanhóis. Audaz e engenhoso numa época de grandes heróis, Cortés foi o único que chegou a conhecer a fundo os indígenas americanos. O grande valor estratégico de Malinalli, sua tradutora e intérprete, converteu-a numa personagem-chave na colonização da América e nas relações entre a coroa espanhola e os diferentes povos indígenas. A história do México acabaria por reservar a Malinalli outro papel, o de traidora do seu próprio povo, mas as investigações históricas recentes mostram que foi sim a mediadora entre duas culturas, a hispânica e a nativa americana, e entre duas línguas, o espanhol e o náhuatl.
Com a queda do império asteca como pano de fundo, Laura Esquivel desafia a mitologia tradicional através do retrato apaixonado do Adão e da Eva da cultura mestiça: Cortés e Malinalli.
in www.fnac.pt
06 agosto 2007
Ginginha!
“Todos a procuram naquele canto do Rossio. É a ginjinha, a bebida que se transformou no ex-líbris de Lisboa. O espaço é pequeno. Não cabem mais de quatro pessoas ao balcão. “Com ou sem?” é a primeira pergunta que se ouve. “Com!”. O preço é o mesmo com ou sem ginjas no copo.”
Mnham!
Uma pequena homenagem a esta bebida que só de pensar nos faz crescer água na boca! ;)
04 agosto 2007
Música no Coração
A noviça Maria Rainer da Abadia de Nonnberg, na Austria, não está preparada para entrar na vida religiosa.
Maria é encorajada pela Madre Superiora a aceitar um trabalho como perceptora das sete crianças indisciplinadas, filhas do viúvo Capitão da Marinha Von Trapp.
A sua personalidade porém não agrada ao austero Capitão.
Enquanto o Capitão Georg Von Trapp está ausente, em viagem de negócios, Maria ensina as crianças a expressarem as suas emoções através da música.
O Capitão regressa com a sua noiva, mas é agradavelmente conquistado pelo encanto inocente e a humanidade de Maria.
Com a subida ao poder do III Reich e a invasão da Áustria, a Família Von Trapp é obrigada a fugir pelos Alpes, levando a todo o mundo a sua Música no Coração.
Maria é encorajada pela Madre Superiora a aceitar um trabalho como perceptora das sete crianças indisciplinadas, filhas do viúvo Capitão da Marinha Von Trapp.
A sua personalidade porém não agrada ao austero Capitão.
Enquanto o Capitão Georg Von Trapp está ausente, em viagem de negócios, Maria ensina as crianças a expressarem as suas emoções através da música.
O Capitão regressa com a sua noiva, mas é agradavelmente conquistado pelo encanto inocente e a humanidade de Maria.
Com a subida ao poder do III Reich e a invasão da Áustria, a Família Von Trapp é obrigada a fugir pelos Alpes, levando a todo o mundo a sua Música no Coração.
Como já vi o filme umas 500 vezes... fui ver o teatro! Gostei :)
03 agosto 2007
Hospitality Club
Adoras conhecer pessoas de culturas diferentes? Adoras viajar? Adoras ajudar os outros? Então este é o lugar certo para ti!
O que é o Hospitality Club?
O nosso objectivo é juntar as pessoas - anfitriões e hóspedes, viajantes e habitantes locais. Milhares de membros do Hospitality Club por todo o mundo ajudam-se uns aos outros quando estão a viajar - seja com um tecto à noite ou com uma visita guiada pela cidade. Juntar-se ao Hospitality Club é grátis, demora apenas um minuto e toda a gente é bem-vinda. Os membros podem ver os perfis uns dos outros, mandar mensagens e colocar comentários sobre a sua experiência no site.
O clube é suportado por voluntários que acreditam numa ideia: colocando os viajantes em contacto com as pessoas do local que visitam e dando a essas pessoas a possibilidade de conhecer pessoas de outras culturas estamos a aumentar o entendimento intercultural e a fortalecer a paz no planeta.
Junta-te a nós - à maior organização online de partilha de hospitalidade! Vais conhecer pessoas amigáveis e encontrar alojamento grátis quando viajares pelos quatro cantos do mundo. Não há obrigações (não és forçado a hospedar ninguém em tua casa!), é gratuito e adorávamos que fosses também parte da nossa rede mundial de gente amigável!
Este conceito tem a minha cara! :) Eu já estava inscrita há algum tempo... mas esta foi a 1ªvez que conheci alguém do clube... o António... um irmão gelego que vive em Tarragona e que por sinal é muito simpático! :)
02 agosto 2007
Ekvât em grande!
Encompassing the Globe: Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries
June 24–September 16, 2007
Arthur M. Sackler Gallery, Smithsonian Institution
Goan Music and Dance from Lisbon: The Ekvât Ensemble7 pm, Meyer AuditoriumPre-concert tour 6:15 pm. Sackler level 1Celebrate the unique culture of Goa, a Portuguese colony on India's west coast for more than 450 years before it rejoined India in 1961. Violins and guitars mix with Indian percussion and the local Konknni language to create lilting music with a Portuguese-Indian flavor. The seventeen members of the Ekvât Ensemble come from Lisbon's community of more than 100,000 Goans.
01 agosto 2007
Subscrever:
Mensagens (Atom)