28 fevereiro 2007

Igualdade de Oportunidades para Todo(a)s


O Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todo(a)s

O Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades para Todos 2007 pretende, como objectivo geral, sensibilizar a população para os benefícios de uma sociedade mais justa e solidária, através da promoção da igualdade e da não discriminação.

É preciso que se ofereçam a todas as pessoas, independentemente do sexo, idade, origem racial ou étnica, religião ou crença, deficiência ou orientação sexual, as mesmas oportunidades.

Assegurar o desenvolvimento sustentável e a coesão social da União Europeia é um dos princípios fundamentais da Estratégia de Lisboa, que se alcançará através da promoção de uma economia forte, que estimule a criação de emprego e favoreça as políticas sociais e ambientais. Definiu-se a promoção da Igualdade de Género como um dos pilares dessa Estratégia, através da promoção, entre outros, de todos os aspectos da Igualdade de Oportunidades.

As acções que se vierem a desenvolver no âmbito do Plano Nacional de Acção do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, a par das políticas em curso de emprego, de habitação, de formação e qualificação, muito poderão contribuir para o reforço da coesão social nacional e para a promoção da cidadania, nomeadamente através da promoção de eventos, encontros e campanhas de sensibilização (educativas e de informação), direccionadas para a promoção do respeito pela diversidade.

A este conjunto de acções e actividades subjaz a intenção de contribuir para uma reestruturação social, através da promoção de valores de igualdade e cidadania, que permitam eliminar estereótipos e alterar as representações sociais de senso comum, bem como divulgar os Direitos Humanos. Este objectivo poderá contribuir para corrigir os desequilíbrios sociais e culturais existentes ao nível das especificidades regionais do país, através de uma pedagogia e cultura política protagonizada pelos agentes de desenvolvimento, nos sentido de valorizar e promover a diversidade e a solidariedade inter-geracional como factores de cidadania.

Sem comentários: