11 abril 2008

Whipala


A Whipala é a bandeira representativa dos povos andinos, das nações Aimara-Quechua.

É composta de 49 quadradinhos e 7 cores, as do arco-íris.No centro, diagonalmente, é cruzada por uma linha de 7 quadrados brancos. Assim como o branco é a união de todas as cores, algumas antagónicas entre si como o vermelho e o azul, essa linha simboliza a dualidade e a complementaridade dos opostos (feminino-masculino, dia-noite, etc.), princípios básicos da cosmovisão andina.

Os quatro lados da Whipala representam as quatro regiões administrativas ou “suyos” que formavam o Tawantinsuyo, isto é, o império inca (1400-1532): Chinchasuyu, Cuntisuyu, Antisuyo e Collasuyo (a este último “suyo” corresponde a parte andina do território da Bolívia e por isso os bolivianos dessa região são chamados “collas”).

Cada cor simboliza elementos da cultura andina. O vermelho representa a terra e o conhecimento; o laranja, a sociedade; o amarelo, energia e força, etc...

Por meio da Whipala também é possível prever as datas dos equinócios, solstícios e eclipses.

Assim, esta não é uma simples bandeira, é uma reunião de muitos dos parâmetros que representam a maneira de ser, pensar, sentir e organizar-se dos povos andinos.

Para informações mais detalhadas, ver aqui.

Sem comentários: