01 setembro 2006

Commedia dell'arte


As Aventuras de João Padão à Descoberta da América

As Aventuras de João Padão... é a história, narrada na primeira pessoa, de um aventureiro originário da região de Bergamo, que tentando escapar da Inquisição se vê embarcado para a América numa das naus de Cristóvão Colombo.
Assiste horrorizado às atrocidades cometidas pelos conquistadores espanhóis, naufraga, e é recolhido pelos índios. Depois de ser vendido a uma tribo de canibais, torna-se num homem santo em quem os índios acreditam e confiam. Arrasta então consigo uns milhares de índios, a quem ensina a lidar com os cavalos, e atravessa o continente americano sempre na esperança de encontrar os cristãos espanhóis e voltar à sua terra.
Num esforço civilizador tenta catequizar estes índios e ensinar-lhes a lidar com os cristãos, mas os seus esforços revelam-se inúteis perante a barbaridade dos invasores espanhóis. O nosso herói toma então o partido dos índios e ajuda-os a expulsar os espanhóis, ficando a viver o resto dos seus dias com os índios que o adoptaram.

Autor - Dario Fo
Interpretação - Filipe Crawford
Foi ontem no Castelo de São Jorge e foi liiiiiiiiiiiiiiiiiindo!
O V Festival Internacional de Máscaras e Comediantes continua com peças no Castelo até dia 10 de Setembro... é de aproveitar!

1 comentário:

Anónimo disse...

dario fo esta em Verona com o seu "mistero buffo", domingo 10 setembro... e io nn ci vado!!! mi daresti un passagio?...
baci
s.