29 setembro 2007

Está decidido!


Encontro de Taizé em Cochabamba... lá vou eu! :)

Taizé: um encontro latino-americano de jovens na Bolívia

De 10 a 14 de Outubro, a Comunidade de Taizé anima uma encontro latino-americano que reúne cerca sete mil jovens de todo o continente sul-americano em Cochabamba, na Bolívia. Este país, que este ano passou por fortes tensões políticas, foi escolhido por ser um dos mais pobres do continente. A maioria da população é de origem índia.

O encontro da Bolívia segue-se ao encontro asiático em Calcutá (Outubro de 2006) e precede o encontro europeu de jovens em Genebra (de 28 de Dezembro de 2007 a 1 de Janeiro de 2008), e é uma nova etapa da «Peregrinação de Confiança através da Terra» iniciada pelo irmão Roger há mais de 30 anos.

Entre os inscritos, para além de jovens de quase todos os países do continente sul-americano, nota-se uma forte participação de jovens dos meios rurais bolivianos. As grandes diferenças entre os pobres dos meios rurais e a classe média urbana divide a Bolívia. Alguns jovens pobres, como não podem dar uma contribuição financeira nos custos do encontro, trarão a sua contribuição em batatas ou ovos.

Há vários meses que os irmãos de Taizé estão a preparar este encontro, em colaboração com as Igrejas da América do Sul. A peregrinação de confiança tem como objectivo estimular os jovens a serem portadores de confiança e de reconciliação nos locais onde vivem.

O irmão Alois, prior de Taizé, está na Bolívia com vários irmãos e fará uma meditação todos os dias, ao serão, no Parque de Exposições de Cochabamba, que será o local de encontro para as orações e tempos de partilha.


Sem comentários: