30 novembro 2007

O tempo passa...


Ainda andava eu no colégio... portanto nem tinha 15 anos, quando uma amiga me escreveu no livro de autógrafos no final do ano lectivo:

"New friends are steel
Old friends are gold
Go with the new
but don't forget the old"

Penso que nessa altura ainda não percebiamos bem a noção de old friend! ;) Agora sim...

Hoje fui almoçar com a Z. :) Há tanto tempo que não nos viamos... tantas coisas mudaram nas nossas vidas, mas ao mesmo tempo as memórias da nossa infância e juventude permanecem! :)

29 novembro 2007

Rotina


"Por vezes, para nós a rotina é aborrecida e insignificante. Mas devemos permanecer fiéis à vida porque é o único espaço que temos para poder acolher, para poder amar."

Antonietta Potente

Cirque

Cirque du Soleil - Delirium... Foi lindo!
Em Abril quero voltar a vê-los com o espectáculo Quidam!!! :)

26 novembro 2007

À vida!


Ama la vita così com'è, amala pienamente, senza pretese; amala quando ti amano o quando ti odiano, amala quando nessuno ti capisce o quando tutti ti comprendono.

Ama a vida assim como ela é, ama-a plenamente, sem pretensões; ama-a quando te amam ou quando te odeiam, ama-a quando ninguém te entende ou quando todos te compreendem.

Alda Merini

25 novembro 2007

Café

Já tinha descoberto este simpático Café há algum tempo... mas hoje voltei. O ambiente é muito agradável... sofás, cadeirões, prateleiras com livros, jogos de mesa...
Chocolate quente e uma quantidade enorme de chás por onde escolher... e umas comidinhas boas!
Recomendo!

POIS CAFÉ
Rua São João da Praça, 93-95 (à Sé, Alfama)
LisboaTel.: 21 8862497
Horário: 11h00 às 20h00

24 novembro 2007

Próxima...

Hoje fui só ver... mas fiquei com o bichinho... quem sabe para a próxima...experimento mesmo! ;)
"E aí vou eu para a Costa... e aí vou eu cheia de pica... de Lisboa vou fugir... vou pró sol da Caparica" :)))

23 novembro 2007

Música e cartoons! :)

Meravigliosa Creatura

Gianna Nannini

Molti mari e fiumi ....Attraverserò ....dentro la tua terra ...mi ritroverai turbini e tempeste... io cavalcherò... volerò tra i fulmini ...per averti .

Meravigliosa creatura ...sei sola al mondo ....meravigliosa paura ...d'averti accanto ...occhi di sole mi bruciano in mezzo al cuore ...amore è vita meravigliosa.

Luce dei miei occhi ...brilla su di me... voglio mille lune ...per accarezzarti ...pendo dai tuoi sogni ...veglio su di te... non svegliarti non svegliarti non svegliarti .... ancora

Meravigliosa creatura ....sei sola al mondo ...meravigliosa paura ...d'averti accanto ...occhi di sole mi tremano le parole ...amore è vita meravigliosa

Meravigliosa creatura... un bacio lento ...meravigliosa paura d'averti accanto ...all'improvviso tu scendi nel paradiso muoio d'amore meraviglioso

Meravigliosa creatura... meravigliosa occhi di sole mi bruciano in mezzo al cuore amore è vita meravigliosa

É para fechar os olhos e sentir a música cá dentro... é impossível ficar indiferente!!!

22 novembro 2007

Viagem


"Uma longa viagem começa com um único passo."
Lao Tsé

Para ti... Boa Viagem!!! :)

20 novembro 2007

Papelinho



"Tento encher os meus braços com a sua beleza, de predar com beijos o seu doce sorriso, de beber os seus olhares morenos com o meu sorriso"

Tagore

Papelinho de Bacio Rosso :)

19 novembro 2007

Debates de Bioética

Debates de Bioética: novos desafios políticos e religiosos

Conferência com o teólogo Juan Masiá
Dia 19 de Novembro às 18.30
Centro Nacional de Cultura
Largo do Picadeiro, 10 (ao Chiado), Lisboa.
Metro: Baixa-Chiado, saída Chiado


Juan Masiá é um Teólogo Jesuíta, Professor de Ética da Universidade Sophia (Tóquio) desde 1970, ex-Director da Cátedra de Bioética da Universidade Pontifícia Comillas, Assessor da Associação de Médicos Católicos do Japão, Conselheiro da Associação de Bioética do Japão, Investigador do Centro de Estudos sobre a Paz da Secção japonesa da Conferência Mundial de Religiões pela Paz (WCRP), Colaborador do Centro Social "Pedro Claver", da Companhia de Jesus em Tóquio. Juan Masiá é também autor de vários livros entre os quais citamos "A Sabedoria do Oriente", "Do Sofrimento à Felicidade" e "Tertúlias de Bioética".

Podem ler a transcrição da Entrevista a Juan Masiá, feita por Manuel Vilas-Boas, em Valadares e transmitida pela TSF, em 28 e 29 de Julho de 2007



18 novembro 2007

Walking Meditation


Walking meditation is a form of meditation in action.
In walking meditation we use the experience of walking as our focus. We become mindful of our experience while walking, and try to keep our awareness involved with the experience of walking.

Hoje à tarde foi dia de Walking Meditation em plena Rua Augusta! Imaginem a minha caminhada passo a passo...muito devagarinho no meio da passos apressados dos transeuntes! Sem dúvida uma experiência memorável...

A acrescentar a consciência da respiração....
"Breathin in... I know I am breathing in...
Breathing out, I know I am breathing out..."

Organizado por Nextart

17 novembro 2007

Roda de Choro


A sala mais badalada dos anos quarenta recebe a Roda de Choro de Lisboa.Entre dourados e espelhos o grupo de músicos que nos põe a dançar às terçasfeiras prepara-se para mais uma noite de muita música econfraternização.Vamos deambular por uma pista mítica, abanar a anca eescolher de entre os presentes o mais apetitoso para rodopiar na pista…istopromete! Acordes para dançar juntinho num local cheio de inspiraçãovisual.Aqui cabe tudo, sons de cá e do país do samba, homens ,mulheres emais tudo o que quiser participar.Numa rodinha *sui generis* prepara-se umbailarico à antiga cheio de pica e com sabor a riso.Vamos nessa!...hoje a malandragem não fica em casa.


Cabaret Maxime, Praça da Alegria, 58
Sábado : 17 Novembro às 23h$8€ c/ oferta da 2ª bebida


Podem ouvi-los no youtube... vale a pena! :)

16 novembro 2007

Complementaridade


Em muitas das religiões antigas, a Lua e o Sol constituem um casal divino. É o princípio da complementaridade dos opostos: masculino e feminino são polaridades que não podem existir de forma exclusiva, sem a complementaridade do outro pólo.

15 novembro 2007

Literatura em Português no feminino



(Tudo começa em Lisboa, a cidade das coisas insólitas.) Uma criada negra de um hotel luxuoso para senhores de fraque conversa encostada à porta num intervalo de pano com detergente que incomoda o nariz. O homem instalado no hotel ouve-a falar: «A chuva, ouvi dizer que foi por causa da chuva». A estória com cheiro a balde de lavar escadas era sobre a seca que não parava na terra distante da empregada, onde se dizia que havia uma mulher que tinha prendido a chuva. «Pela manhã vieram os velhos (continuava) e todos ouviram: aquela mulher prendeu a chuva». Então mandaram chamar o feiticeiro, que levou a mulher para uma cabana, fez amor com ela e depois trouxe-a morta nos braços. Ao fim de sete minutos de estória escondida por detrás da porta, o senhor do hotel escutador de conversas alheias soube do fim do relato alucinante: «o feiticeiro deitou a mulher morta na terra e todos caminharam em silêncio. E então começou a chover». O homem, que era viajado, pensou um pouco e chegou à conclusão de que o problema não poderia estar no que acabara de ouvir por engano, o problema estava sem dúvida em Lisboa, «que não era provavelmente um lugar normal», se por ventura ousasse contar isto a alguém.
(...)
Pelas folhas fora continuam também outros contos que ao todo são 14 e que partem da vida quotidiana, até que desembocam num mar peripécias que engole em ondas o onírico, o fantástico, o terrível e o absurdo, o humano em si. E tudo isto pode morar na mesma página. Ou não. Depende do tamanho das marés. E de se chove muito.

Obrigada por este presente Mozahir... e beijinhos de Lisboa até Belo Horizonte! :)

14 novembro 2007

O que faz falta?

"Falta de Padres,
ou de outros modelos de Igreja?"

Pela primeira vez nos últimos 50 anos, a Diocese do Porto não teve um único candidato a padre/presbítero para apresentar na tradicional ordenação de verão. O Bispo Manuel Clemente mostra-se de cabeça perdida e culpa Deus. Inclusive, publicou uma Nota Pastoral com um rol de medidas de emergência que, bem analisadas, não passam de mais do mesmo. Ora, assim, não vamos lá. É a Igreja clerical a lutar contra o Espírito Santo. Porque o que faz falta são outros modelos de Igreja e outros modelos de ministérios eclesiais, com as mulheres em pé de igualdade com os homens. Sem que ninguém seja tratado como menor e como um castrado à força. Haverá audácia para tanto?

In Jornal Fraternizar , ed.nº167 Out-Dez 2007
Padre Mário Oliveira

Ler artigo todo aqui

13 novembro 2007

O verdadeiro Diálogo Inter-religioso!


Paróquia italiana abre portas ao culto muçulmano

O pároco de uma igreja católica, do norte da Itália, decidiu abrir as portas ao culto muçulmano. O local é a Igreja de Santa Maria Assunta, na pequena localidade de Paderno di Ponzano Veneto, na província de Treviso, e todas as Sextas feiras, a comunidade muçulmana, desde há dois anos, celebra o seu culto.

O responsável é o Pe. Aldo Daneli, 69 anos, explica ser inútil falar de diálogo quando não há sequer espaços para celebrações. O pedido foi feito pela comunidade muçulmana, que não tinha um lugar para rezar. Todas as Sextas feiras, cerca de 200 muçulmanos vão à igreja, mas em ocasiões especiais, como o Ramadão, chegam a ser entre mil e 1.200.

Pe. Daneli confessou não ter pedido autorização superior, pois assume a sua decisão como um gesto de caridade, que não precisava de explicações. Mas este gesto causou problemas contra os muçulmanos, foi quando o pároco decidiu reunir o conselho pastoral para explicar aos paroquianos que não há do que ter medo, e que o Papa convida todos a abrir as portas a Cristo.

Em Paderno di Ponzano Veneto, vivem 11.400 pessoas, das quais 650 são emigrantes do norte da África e do leste da Europa.

Com Rádio Vaticano
Internacional Agência Ecclesia 13/11/2007

12 novembro 2007

A mudança...


Para além do Betão...

A verdade é que para além de haver prédios, prédios, prédios nos locais onde vivemos, é possível tentar construir e viver em comunidade!
Obrigada J. pelo convite, pelo acolhimento e pelas palavras que levaram à reflexão...
"Não há melhor habitação que o coração do irmão, não há porta mais segura que os olhos do outro, onde Deus está próximo, onde se espelha.
As cidades, as aldeias, os condomínios são tudo ilusões, o que há são apenas pessoas e pessoas que se juntam."

11 novembro 2007

Coragem!


O escafandro e a borboleta
Jean-Dominique Bauby, nascido em 1952, pai de dois filhos, era redactor-chefe da revista francesa Elle quando foi vítima de um locked-in syndrome, uma doença rara, que o deixou lúcido intelectualmente, mas paralisado por completo, só podendo respirar e comer por meios artificiais e mover o olho esquerdo.
Com este olho piscava uma vez para dizer sim e duas vezes para dizer não. Com ele chamava também a atenção do seu visitante para as letras do alfabeto, formando palavras, frases, páginas inteiras. Assim escreveu este livro: todas as manhãs, durante semanas, decorou as suas páginas antes de ditá-las, depois de as ter corrigido mentalmente durante a noite.

Jean-Dominique Bauby, O escafandro e a borboleta, Livros do Brasil, 1999.

O filme também está em exibição no cinema.

Lê mais em:

09 novembro 2007

Finalmente!


O seu maior segredo era o seu maior dom.

«Ao Anoitecer» reúne um elenco de estrelas e é baseado na muito amada novela de Susan Minot, que a adaptou ao cinema juntamente com o vencedor do Prémio Pulitzer, Michael Cunningham (As Horas), sob a direcção de Lajos Koltai (Fateless).

É um filme profundamente emocional, que ilumina o amor intemporal que une mãe e filha – visto através do prisma do amor de uma mãe, à medida que ele cresce com optimismo, atravessa um ponto de viragem e caminha para o seu fim. Dois pares de mães e filhas na vida real – Vanessa Redgrave e Natasha Richardson, Meryl Streep e Mamie Gummer – retratam uma mãe e uma filha e a melhor amiga da mãe, em diferentes etapas da vida.

Submetida ao poder da memória, Ann Lord (Redgrave) revela um segredo há muito escondido às duas inquietas filhas, Constance (Richardson), uma esposa e mãe feliz, e Nina (Toni Collette), uma revoltada mulher solteira. Ambas estão à beira da sua cama quando Ann chama pelo homem que amou mais do que qualquer outro na vida.

Mas quem é este “Harris,” perguntam as suas filhas, e o que é ele para a nossa mãe? Enquanto Constance e Nina tentam lidar com as suas próprias inquietações, a sua mãe é tratada por uma enfermeira (Eileen Atkins) enquanto a sua mente viaja no tempo para um certo Verão, há meio século atrás, quando ela ainda era Ann Grant (Claire Danes)…
…uma jovem que chegara de Nova Iorque para ser dama de honor do casamento de uma amiga da escola, Lila Wittenborn (Ms. Gummer), da alta sociedade de Newport. A noiva está nervosa, e vira-se mais para a sua dama de honor do que para a mãe (Glenn Close), em busca de apoio. Ann fica sempre perto da sua amiga, embora ainda mais perto do irrepreensível irmão desta, Buddy (Hugh Dancy).

Sentimentos inesperados vêm ao de cima, quando Ann conhece um convidado do casamento, Harris Arden (Patrick Wilson), um amigo íntimo de longa data da família Wittenborn. O amor de Ann por Harris irá mudar para sempre a sua vida e a das suas filhas...

Finalmente estou de volta ao cinema! :)
Estes últimos meses o Medeia Card não me tem compensado... mas agora vem o Inverno e já apetece mais ir ao cinema e estar em espaços fechados!
Hoje às 21.40h no Saldanha Residence... apareçam!

08 novembro 2007

Sedenta de novas vidas

«There are worse crimes than burning books. One of them is not reading them.»

Já ando a ler "A Conspiração contra a América" de Philip Roth há algum tempo... em italiano (por isso demora mais)! :)
Nos últimos tempos dei por mim stressada a pensar que tenho muitos livros na "lista de espera" que não sei quando vou conseguir ler.
Pior (ou melhor!) é que os livros nas prateleiras vão aumentando e a lista de espera também!

Sedenta de novas vidas... livros, livros, livros!!!
"Se aprenderes a ler nas páginas dos livros... terás 1000vidas"!

07 novembro 2007

La Bellezza

Letra - Gustav e Tadzlo

Intérprete - Roberto Vecchioni

Ver letra abrindo os comentários...

06 novembro 2007

Esperança



“Hope is important because it can make the present moment less difficult to bare. If we believe that tomorrow will be better, we can bare a hardship today".

Thich Nhat Hanh

05 novembro 2007

Ir ao cemitério?

A propósito destes últimos dias de grande afluência ao cemitério...

"O mistério da Morte e o seu depois

Quando os meus pais morreram, olhei - era o fim de um mundo! - e constatei que o que deles restava não eram eles e lembrei-me daquela pergunta lancinante que Tolstoi coloca na boca de Ivan Ilitch moribundo: onde é que eu estarei, quando cá já não estiver?

Sempre que passo pela terra que me viu nascer, faço uma visita ao cemitério e, ali, diante dos seus túmulos, ouço as palavras do anjo às mulheres diante do túmulo de Jesus : "Não está aqui!"

Anselmo Borges
padre e professor de Filosofia



04 novembro 2007

No Outono...

E não é que... hoje dei um belo mergulho na praia?
Estava um dia de sol lindo... não é todos os dias que sentimos a água fresquinha do Atlântico no corpo em Novembro! :)
Isto sim ... é qualidade de vida! Que bom Domingo!
E hoje... 1000vidas chega a 500 posts!!! Uauuuu... que fartura! :) Continuem a visitar e a comentar!

03 novembro 2007

Para Bengali brother


जनमदिन की शुभेच्छाएँ
Janamdin kee shubhaechaen
(a 1 ano de entrar na maravilhosa década dos 30!)

02 novembro 2007

Ainda sobre a Desobediência


A desobediência civil é um direito intrínseco do cidadão. Não ouse renunciar, se não quer deixar de ser homem. A desobediência civil nunca é seguida pela anarquia. Só a desobediência criminal com a força. Reprimir a desobediência civil é tentar encarcerar a consciência.

Mahatma Gandhi (1869 – 1948)