13 novembro 2007

O verdadeiro Diálogo Inter-religioso!


Paróquia italiana abre portas ao culto muçulmano

O pároco de uma igreja católica, do norte da Itália, decidiu abrir as portas ao culto muçulmano. O local é a Igreja de Santa Maria Assunta, na pequena localidade de Paderno di Ponzano Veneto, na província de Treviso, e todas as Sextas feiras, a comunidade muçulmana, desde há dois anos, celebra o seu culto.

O responsável é o Pe. Aldo Daneli, 69 anos, explica ser inútil falar de diálogo quando não há sequer espaços para celebrações. O pedido foi feito pela comunidade muçulmana, que não tinha um lugar para rezar. Todas as Sextas feiras, cerca de 200 muçulmanos vão à igreja, mas em ocasiões especiais, como o Ramadão, chegam a ser entre mil e 1.200.

Pe. Daneli confessou não ter pedido autorização superior, pois assume a sua decisão como um gesto de caridade, que não precisava de explicações. Mas este gesto causou problemas contra os muçulmanos, foi quando o pároco decidiu reunir o conselho pastoral para explicar aos paroquianos que não há do que ter medo, e que o Papa convida todos a abrir as portas a Cristo.

Em Paderno di Ponzano Veneto, vivem 11.400 pessoas, das quais 650 são emigrantes do norte da África e do leste da Europa.

Com Rádio Vaticano
Internacional Agência Ecclesia 13/11/2007

Sem comentários: