09 agosto 2006

O livro destes dias


Autoritratto: Un libro tutto da riscrivere per dire chi siete a quelli che amate
Bobin Christian / Pubblicato: Maggio 1999

Na forma de um diário, o livro conduz o leitor à descoberta de um mundo interior feito de alegrias frágeis mas precisosas: as flores em cima da mesa, uma aranha que dança, o sorriso de uma criança. O autor faz-nos entender que no fundo, basta pouco: basta abrir os olhos com a simplicidade de uma criança para descobrir a beleza do que nos circunda. Um livro que convida à interioridade e à auto-compreensão.

"Está frio e os radiadores não funcionam. Liguei-os e fazem um rumor de água que murmura, uma leve cantilena de chuva, agradável para quem está protegido debaixo de um tecto, entre quatro paredes. De tempos em tempos apoio a mão sobre os radiadores, estão frios mas o seu calor aquece-me. (...)
Tenho quarenta e cinco anos e tenho vontade de viver e às vezes esta vontade enfraquece e afasta-se um pouco, mas se por vezes basta um nada para me abater, basta-me ainda menos para ressuscitar, e a vontade de viver voltou em cheio esta manhã graças ao canto dos radiadores frios (...).
Este é o meu auto-retrato de hoje, amanhã terá mudado ou talvez já esta noite. Escrevi-o para que vocês escrevam o vosso, à vossa maneira, datando-o e dando-o depois a alguém que amem. Aqueles que atravessam as nossas vidas, fazem-nos às cegas, sem nunca saberem bem quem somos e onde estamos. É bom dizer-lhes. Eu digo-vos por hoje, (...) às onze e vinte da manhã, neste apartamento frio e musical".

1 comentário:

Anónimo disse...

Poesia em prosa:
"... na direcção daqueles dois barcos, onde agora a espuma se espraiava chiante e branca, à luz vaga que lhe chegava dos candeeiros da rua. O vaivém era estrondeante e desdobrado, ora sugante e chiante, das ondas que se sucediam, era como um som alternadamente branco e negro que se prolongava pela praia fora."

Auto-retratos:
"... a nossa realidade é feita da existência virtual que todos temos nos outros e em nós próprios, e só dela."

SENA, Jorge - "Sinais de fogo".

Ando cá com umas leituras!... lol
s.