08 julho 2006

Dias felizes


GIORNI FELICI (Os Dias Felizes)
de SAMUEL BECKETT
com o apoio do Instituto Italiano de Cultura

PICCOLO TEATRO DI MILANO
Encenação de Giorgio Strheler, Reposta por Carlo Battistoni - Itália

NOVO TEATRO MUNICIPAL DE ALMADA - Sala Principal - ALMADA
13 e 14 de Julho às 21h - 13€
Língua italiano (legendado em português)
Duração 1h40

Giorni Felici estreou-se em Maio de 1982 com uma leitura dita “positiva”: um Beckett em plena luz, quase privado da aura niilista que muitas vezes caracterizava as interpretações cénicas.Para Strehler, Beckett era sobretudo um poeta e, explicava o encenador, “quando, como em Os Dias Felizes, a poesia grita com uma voz assim tão alta, o homem não se nega: afirma-se”.Nascia desta forma um espectáculo que teria interessado o próprio Beckett, no qual, sem se acrescentar palavras, mas através dos gestos, era sublinhada a vontade da protagonista em viver “até ao fim”.
Franco Cordelli, crítico do Corriere della Sera, escreveu o seguinte a propósito da interpretação de Giulia Lazzarini: “Trata-se de uma arte exorcista de afastar o mal, de o combater a golpes de florete. O chapéu encarnado, as costas possantes, os braços robustos, as maravilhosas, petulantes e faladoras mãos. Ei-la. Giullia Lazzarini. Assim se perceberá o que é o teatro: um exercício de memória para combater o tempo, para não se render nunca”.

SAMUEL BECKETT
Assinala-se este ano o centenário do nascimento de Samuel Beckett (1906 - 1989: vide biografia na pág. 36), um dos maiores dramaturgos do século XX, cuja obra, inscrita na linha do teatro do absurdo, lança um olhar pessimista e desencantado (mas pleno de humor) sobre a condição humana. Peças como À Espera de Godot e Dias Felizes farão para sempre parte do cânone da dramaturgia mundial, quer pela sua originalidade, quer pelo seu simbolismo, quer pela capacidade de abordar a essência humana, desligada de um espaço e tempo específicos: as suas personagens, em cenários inóspitos, limitam-se a esperar que o tempo passe, agarrando-se a tarefas rotineiras para continuar a viver, à espera de... nada.

Dia 14 de Julho, 6ª feira lá estarei!

1 comentário:

Anónimo disse...

ahimé! hanno cambiato la data del 14 verso il 15! :(
s.