27 julho 2006

Separação - Pais e Filhos


Foi considerado o filme do ano pelo New York Film Critics Online, uma organização recente (existe desde 2000), onde o destaque vai para críticos online na área de Nova Iorque.
'The Squid and the Whale' de Noah Baumbach derrotou oito filmes onde se encontravam 'Brokeback Mountain', 'Munique', 'Crash' ou 'Good Night and Good Luck'...
Na década de 80 uma família está a viver o caos em Nova Iorque. A separação é a única solução, mas como é que os filhos do casal vão enfrentar esta realidade?
Um olhar sobre a disfunção familiar num agregado que tem tanto de original como de mundano. O pai, autor frustrado na América dos anos 80. A mãe, filha do flower power que não consegue encontrar-se neste mundo estranho. O filho mais velho, apaixonado pelos Pink Floyd tenta esconder o que as zangas entre os pais realmente lhe custam. O filho mais novo, a descobrir a sua sexualidade e a tentar perceber como é que um grupo familiar aparentemente tão unido pode estar à beira do desmembramento.
É assim que se constrói mais um enredo a não perder, vindo directamente das produções indie americanas que ultimamente têm trazido ao grande ecrã uma originalidade e vitalidade difíceis de atingir pelas grandes produções americanas.A pureza do argumento em paralelo com as excelentes interpretações dirigidas por Noah Baumbach fazem deste filme uma gota de esperança no oceano da falta de criatividade que parece ter ultimamente assomado à porta de muitos estúdios.
Vale a pena ir ver... não é mais uma americanada! :)

1 comentário:

Anónimo disse...

Aguçaste-me o apetite! Agora quero ver!